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Salmo 90 (89)

Salmo 90 (89)

Fragilidade do homem[i]

1Súplica. De Moisés, homem de Deus.[ii]

 

Senhor, foste para nós um refúgio[iii]
de geração em geração.

 

2 Antes que os montes tivessem nascido
e fossem gerados a terra e o mundo,
desde sempre e para sempre tu és Deus.[1]

 

3 Fazes o mortal voltar ao pó,
dizendo: “Voltai, filhos de Adão!”[2]

4 Pois mil anos são aos teus olhos
como o dia de ontem que passou
uma vigília dentro da noite![3]

 

5 Tu os inundas com sono,
eles são como erva que brota de manhã:[4]

6 de manhã ela germina e brota,
de tarde ela murcha e seca.[5]

 

7 Sim, somos consumidos, por tua ira,
ficamos transtornados com teu furor.

8 Colocaste nos as falta à tua frente,
nossos segredos sob a luz da tua face.

 

9 Nossos dias todos passam sob tua cólera,
como um suspiro[iv] consumimos nossos anos.

10 Setenta anos é o tempo da nossa vida,
oitenta anos, se ela for vigorosa;
e a maior parte deles é fadiga e mesquinhez,
pois passam depressa, e nós voamos.[6]

 

11 Quem conhece a força de tua ira,
e temendo-te, conhece teu furor?

 

12 Ensina-nos a contar nos os dias,
para que tenhamos coração sábio![v] [7]

13 Volta, Iahweh! Até quando?
Tem piedade dos teus servos![vi]

 

14 Sacia-nos com teu amor pela manhã,
e, alegre, exultaremos nossos dias todos.[8]

15 Alegra-nos pelo dias em que nos castigaste
e os anos em que vimos a desgraça.[9]

 

16 Que tua obra e manifeste aos teus servos,
e teu esplendor esteja sobre eus filhos!

17            Que a bondade do Senhor esteja sobre nós!
Confirma a obra de nossas mãos![vii]

[1] Gn 1,1 // Pr 8,25 // Hab 1,12 // Sl 93,2

[2] Gn 3,19+

[3] &2Pd 3,8

[4] Is 40,6-7+ // Jó 14,1-2; 20,8

[5] Sl 37,2; 103,15-16

[6] Gn 6,3 // Pr 10,27 // Eclo 18,8-9 // Ecl 12,1-7

[7] Ef 5,16 // l 4,5

[8] Sl 17,15+

[9] Nm 14,34

[i] Doxologia que encerra o terceiro livro do Saltério.

[ii] Este Sl é o único atribuído a Moisés, talvez por causa de seus contatos com Gn e Dt 32.

[iii] “refúgio”, grego; “morada”, hebr.

[iv] O sir. compreendeu “como uma aranha”, que o grego e a Vulg. acrescentam.

[v] Do conhecimento da fragilidade humana provém a sabedoria, que é o temor de Deus (Pr 1,7+).

[vi] Os vv. 14-17 estendem a todo Israel a meditação e a prece cujo objeto era um indivíduo.

[vii] O hebr. acrescenta “nosso Deus” após “Senhor” e, no fim, “sobre nós e confirma a obra de nossas mãos”, duplicata.