Select Page

Salmo 036 (35)

Salmo 36 (35)

Malícia do pecador e bondade de Deus[i]

1Do mestre de canto. Do servidor de Iahweh. De Davi.

 

2 O ímpio tem um oráculo de pecado
dentro do seu coração;[ii]
o temor de Deus não existe
diante dos seus olhos.[1]

 

3 Ele se vê com olho por demais enganador
para descobrir e detestar o seu pecado.[iii] [2]

4 As palavras de sua boca são maldade e mentira,
ele desistiu do bom senso de fazer o bem!

 

5 Ele premedita a fraude
em seu leito;
obstina-se no caminho que não é bom
e nunca reprova o mal.[3]

 

6 Iahweh, o teu amor está no céu
e tua verdade chega às nuvens;[4]

7 tua justiça é como as montanhas de Deus,[iv]
teus julgamentos como o grande abismo.

 

Salvas os homens e os animais, Iahweh,

8 como é precioso, ó Deus, o teu amor!
Deste modo, os filhos de Adão
se abrigam à sombra de tuas asas.[5]

 

9 Eles ficam saciados com a gordura de tua casa,
tu os embriagas com um rio de delícias;[6]

10 pois a fonte da vida[v] está em ti,
e com tua-luz nós vemos a luz.[vi] [7]

 

11 Conserva teu amor por aqueles que te conhecem
e tua justiça para os corações retas.

12 Que o pé dos soberbos não me atinja,
e a mão dos ímpios não me faça fugir.

 

13 Eis que os malfeitores tombam,
caem e não podem mais se levantar.

[1] &Rm 3,18

[2] Mt 7,3-5

[3] Mq 2,1

[4] =Sl 57,11; 71,19

[5] Sl 17,8+

[6] Sl 63,6

[7] Sl 16,11:46,5 // Is 55,1 // Jr 2,13+ // Jo 4,14

[i] As duas partes do Sl (vv. 2-5 e 6-13) podem ter existido separadamente.

[ii] A voz do pecado, aqui personificado, substitui a palavra de Deus “seu coração”, versões; “meu coração”, TM (trata-se de releitura “davídica” em função do título “de Davi”).

[iii] Texto incerto; pode-se também compreender: Sim, ele (o pecado) o engana a seus olhos, para que ele  tenha repugnância de descobrir seu erro”.

[iv] Isto é, as montanhas altas (cf. Sl 68,16; 80,l1).

[v] A “vida” implica a prosperidade, a paz e a felicidade (cf. Sl 133,3). A expressão “fonte da vida” designa nos Provérbios a sabedoria (Pr 13,14; 16,22; 18,4) e o temor de Deus (14, 27).A passagem é aplicada a Cristo, vida e luz dos homens (cf. Jo, passim).

[vi] A “luz da face” de Deus (Sl 27,1; 89,16; Jó 29,3), expressão de sua benevolência (cf. Sl 4,7+), o homem encontra a luz da felicidade.