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Salmo 004

Salmo 4

Oração da tarde[i]

1Do mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo. De Davi.

 

2 Quando te invoco, responde-me, meu justo Deus!
Na angústia tu me aliviaste:
tem piedade de mim, ouve a minha prece!

 

3 Ó homens, até quando insultareis minha glória,[ii]
e amareis o nada, e buscareis a ilusão?                                        Pausa

 

4 Sabei que Iahweh põe à parte seu fiel:
Iahweh ouve quando eu o invoco.

 

5 Tremei e não pequeis,
refleti[iii] no vosso leito e ficai em silêncio.[iv] [1]                             Pausa

 

6 Oferecei sacrifícios justos
e confiai em Iahweh.[2]

 

7 Muitos dizem: “Quem nos fará ver o bem?”
Iahweh, levanta sobre nós a luz da tua face.[v] [3]

 

8 Puseste em meu coração mais alegria
do que quando seu trigo e seu vinho transbordam.

 

9 Em paz me deito e logo adormeço,
porque só tu, Iahweh, me fazes viver em segurança.[4]

[1] &Ef 4,26

[2] Sl 51,21

[3] Jó 29,24 // Nm 6,25 // Pr 16,15 // Dn 9,17

[4] Sl 3,6

[i] Salmo de confiança e gratidão para com Deus, do qual unicamente vem a felicidade. Os vv. 5 e 9 o apresentam como prece da tarde.

[ii] O texto é difícil, talvez corrompido. Gr.: “Tereis o coração pesado? Por que amais a vaidade?”.

[iii] Lit.: “falai em vosso coração”.

[iv] Texto obscuro, sem dúvida desordenado, sem que se imponha alguma correção. Sentido geral: é preciso temer ofender a Deus e orar a ele na calma e no silêncio da adoração.

[v] Expressão bíblica, frequente no Saltério, da benevolência de Deus ou dos reis. A “face” é o aspeto exterior de uma coisa (Sl 104,30; Gn 2,6 etc.) ou de um homem, tornando visíveis seus pensamentos e sentimentos (Gn 4,5; 31,2 etc.). Ela pode, portanto, designar a personalidade (“minha face” = eu: Sl 42,6.12; 43,5 etc.) e a presença, de modo especial a propósito de Deus dirigindo-se ao homem. Como é impossível ao homem ver a Deus (Ex 33,20+; 34,29-35), Deus não “faz brilhar a luz da sua face” (cf. Sl 31,17; 44,4; 80,4 etc.) a não ser em sentido atenuado. É preciso entender do mesmo modo as passagens em que o homem procura a Deus (SI 24,6; 27,8+; Jó 33,26; Am 5,4+) ou o contempla (Sl 11,7+; 42,3). A tradução do grego e da Vulg.: “a luz da tua face está selada (ou: impressa) sobre nós” foi interpretada a respeito da alma criada à imagem de Deus e marcada com o selo batismal, que faz do cristão “filho da luz (Lc 16,8; Jo 8,12+; 1Ts 5,5; Ef 5,8).