Select Page

Números 36

36

A herança da mulher casada[I] – 1Apresentaram-se, então, os chefes das casas patriarcais do clã dos filhos de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, um dos clãs dos filhos de José. Tomaram a palavra, na presença de Moisés e dos príncipes, chefes das casas patriarcais dos israelitas, 2e disseram:

“Iahweh ordenou a meu senhor que se desse a terra aos israelitas, repartindo-a por meio de sorte; e o meu senhor recebeu de Iahweh ordem de dar a parte da herança de Salfaad, nosso irmão, às suas filhas.[a] 3Ora, se elas se casarem com um membro de outra tribo dos israelitas, a parte que lhes pertence será subtraída da parte dos nossos pais. A parte da tribo à qual vão pertencer será acrescida, e a parte que nos foi dada por sorte será reduzida. 4E quando chegar o jubileu para os israelitas, a parte dessas mulheres será acrescentada à parte da tribo à qual vão pertencer, e será subtraída da parte da nossa tribo.”[b]

5Moisés, segundo a ordem de Iahweh, ordenou aos israelitas. Disse-lhes:

“A tribo dos filhos de José falou o que é justo. 6Eis o que Iahweh ordena para as filhas de Salfaad: Casar-se-ão com quem lhes agradar, conquanto que se casem com alguém de um clã da tribo do seu pai. 7A herança dos israelitas não passará de tribo a tribo; os israelitas permanecerão vinculados, cada um, à herança da sua tribo. 8Qualquer filha que possuir uma herança em uma das tribos dos israelitas deverá casar-se com alguém de um clã da sua tribo paterna, de modo que os israelitas conservem, cada um, a herança de seu pai. 9Uma herança não poderá ser transferida de uma tribo para outra: cada uma das tribos dos israelitas permanecerá vinculada à sua herança.”

10As filhas de Salfaad procederam conforme Iahweh ordenara a Moisés. 11Maala, Tersa, Hegla, Melca e Noa, filhas de Salfaad, casaram-se com os filhos dos seus tios paternos. 12Visto que elas se casaram dentro dos clãs dos filhos de Manassés, filho de José, a herança delas permaneceu na tribo do clã de seu pai.

 

Conclusão – 13Esses são os mandamentos e as normas que Iahweh ordenou aos israelitas, por intermédio de Moisés, nas estepes de Moab, junto do Jordão, a caminho de Jericó.

 

[a] Nm 27,1-11

[b] Lv 25,1+

[I] Acréscimo à lei de 27,1-11, a partir do mesmo caso concreto.Mas o direito de herança das filhas é limitado pela obrigação de se casarem dentro da tribo, a fim de que o território tribal não seja diminuído. O v. 4 é acréscimo: refere-se à lei do Jubileu, que não é questão de terras herdadas, mas de terras vendidas.