28 |
Especificações sobre os sacrifícios[i] – 1Iahweh falou a Moisés e disse: 2″Ordena aos israelitas o seguinte:
Tereis o cuidado de me trazer no tempo determinado a minha oferenda, o meu manjar, na forma de oferenda queimada de perfume agradável.
3Tu lhes dirás: Estas são as oferendas queimadas que oferecereis a Iahweh:
- Sacrifícios cotidianos[1] – Cada dia, dois cordeiros de um ano, perfeito, como holocausto perpétuo. 4Oferecerás o primeiro cordeiro em holocausto de manhã e oferecerás o segundo em holocausto ao crepúsculo, 5com a oblação de um décimo de medida de flor de farinha amassada em um quarto de medida de azeite virgem. 6É o holocausto perpétuo realizado outrora no monte Sinai, em perfume agradável, uma oferenda queimada a Iahweh. 7A sua libação será de um quarto de medida para cada cordeiro; no santuário será oferecida a libação de bebida fermentada a Iahweh. 8Com o segundo cordeiro farás o holocausto do crepúsculo; farás com a mesma oblação e a mesma libação da manhã, como oferenda queimada em perfume agraciável a Iahweh.
- O sábado[2] – 9No dia do sábado, oferecereis dois cordeiros de um ano, perfeitos, e dois décimos de flor de farinha, em oblação, amassada com azeite, e igualmente a sua libação. 10O holocausto do sábado se unirá cada sábado ao holocausto perpétuo, e de igual modo a sua libação.
C.A neomênia[3] – 11No começo dos vossos meses oferecereis um holocausto a Iahweh: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, perfeitos. 12Para cada novilho, três décimos de flor de farinha, em oblação, amassada com azeite; para cada carneiro, dois décimos de flor de farinha, em oblação, amassada com azeite; 13para cada cordeiro, um décimo de flor de farinha, em oblação, amassada com azeite. É o holocausto oferecido em perfume agradável, oferenda queimada a Iahweh. 14As libações que o acompanham serão de meia medida de vinho para cada novilho, de um terço de medida para cada carneiro e de um quarto de medida para cada cordeiro. Este será, mês após mês, o holocausto do mês, para todos os meses do ano. 15Além do holocausto perpétuo, será oferecido a Iahweh um bode, em sacrifício pelo pecado, com a sua libação.
- Os Ázimos[4] – 16No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, é a Páscoa de Iahweh, 17e o décimo quinto dia do mesmo mês é dia de festa. Durante sete dias se comerão ázimos. 18No primeiro dia haverá uma assembleia santa. Não fareis nenhuma obra servil. 19Oferecereis a Iahweh oferendas queimadas em holocausto: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, perfeitos. 20A sua oblação, em flor de farinha amassada com azeite, será de três décimos por novilho, de dois décimos por carneiro, 21e de um décimo para cada um dos sete cordeiros . 22E um bode em sacrifício pelo pecado, para fazer o rito de expiação por vós. 23Fareis isso, além do holocausto da manhã, oferecido como holocausto perpétuo. 24Assim fareis cada dia, durante sete dias. É um manjar, uma oferenda queimada em perfume agradável a Iahweh; é oferecido além do holocausto perpétuo e da sua libação correspondente. 25No sétimo dia tereis uma assembleia santa; não fareis nenhuma obra servil.
- A festa das Semanas[5] – 26No dia das primícias, quando oferecerdes a Iahweh uma oblação de frutos novos, na vossa festa das Semanas, tereis assembleia santa; não fareis nenhuma obra servil. 27Oferecereis um holocausto, em perfume agradável a Iahweh: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, perfeitos. 28A sua oblação, em flor de farinha amassada com azeite, será de três décimos para cada novilho, de dois décimos para cada carneiro 29e de um décimo para cada um dos sete cordeiros. 30E um bode em sacrifício pelo pecado,[ii] para fazer por vós o rito de expiação. 31Fareis isso, além do holocausto perpétuo, da sua oblação[iii] e das libações correspondentes.
[1] Ex 29,38-46 // Lv 6,2+ // Ez 46,13-15
[2] Ex 23,12 // Ez 46,4-5
[3] Am 8,5 // Is 1,13 // Ez 46,6-7
[4] Ex 12,1+ // Lv 23,5-8 // Dt 16,1-8 // Ez 45,21-24
[5] Ex 23,14+ // Lv 2l,15-21 // Dt 16,9-12
[i] Os caps. 28 e 29 retomam o ciclo litúrgico de Lv 23, mas de um ponto de vista da regulamentação do Templo, uma sistematização muito particular. É, em vista das disposições de Lv 23,13.17-18 (cf. Ez 45,21-25; 46,11.13-15).
[ii] “em sacrifício pelo pecado”, grego; falta no hebr.
[iii] O texto omite: “eles serão para vós sem defeito”, que provém talvez do v. 27.