Select Page

Números 07

I. Oferendas dos chefes e consagração dos levitas[i]

7

Oferenda de carros[1] – 1No dia em que Moisés terminou de erigir a Habitação, ele a ungiu e a consagrou com todos os seus pertences, bem como o altar com todos os seus utensílios. Quando havia acabado de ungir e de consagrar todas as coisas, 2os chefes de Israel fizeram uma oferenda; eram os chefes das casas patriarcais, aqueles que foram os chefes das tribos e que presidiam o recenseamento.[2] 3E levaram a sua oferenda diante de Iahweh: seis carros cobertos e doze bois; cada dois príncipes ofereceram um carro, e cada um deles um boi e os apresentaram diante da Habitação. 4Iahweh falou a Moisés e disse: 5″Recebe-os deles e sejam destinados ao serviço da Tenda da Reunião. Tu os darás aos levitas, a cada um conforme a sua função.” 6Recebeu Moisés os carros e os bois , e os deu aos levitas. 7Aos filhos de Gérson deu dois carros e quatro bois, conforme a função deles.[3] 8Aos filhos de Merari deu quatro carros e oito bois, conforme a função que tinham de exercer sob a direção de Itamar, filho de Aarão, o sacerdote.[4] 9Aos filhos de Caat, porém, não deu nada, pois deviam transportar sobre seus ombros a carga sagrada que lhes incumbia.[5]

 

Oferenda da Dedicação[6] – 10Os príncipes fizeram então uma oferenda para a dedicação do altar, no dia da sua unção. Trouxeram a sua oferenda diante do altar, 11e Iahweh disse a Moisés: “Cada dia um dos príncipes trará a sua oferenda para a dedicação do altar.”

12No primeiro dia, o que apresentou a sua oferenda foi Naasson, filho de Aminadab, da tribo de Judá. 13A sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 14um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 15um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano para o holocausto, 16um bode para o sacrifício pelo pecado 17e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Naasson, filho de Aminadab.[7]

18No segundo dia, apresentou a sua oferenda Natanael, filho de Suar, príncipe de Issacar.[8] 19A sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 20um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 21um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 22um bode para o sacrifício pelo pecado 23e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Natanael, filho de Suar.

24No terceiro dia, trouxe a sua oferenda Eliab, filho de Helon, príncipe dos filhos de Zabulon.[9] 25Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, urna bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 26um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 27um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 28um bode para o sacrifício pelo pecado 29e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Eliab, filho de Helon.

30Trouxe a sua oferenda, no quarto dia, Elisur, filho de Sedeur, príncipe dos filhos de Rúben.[10] 31Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, urna bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 32um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 33um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 34um bode para o sacrifício pelo pecado 35e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Elisur, filho de Sedeur.

36No quinto dia, trouxe a sua oferenda Salamiel, filho de Surisadai, príncipe dos filhos de Simeão.[11] 37Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, urna bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 38um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 39um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 40um bode para o sacrifício pelo pecado 41e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Salamiel, filho de Surisadai.

42No sexto dia, trouxe a sua oferenda Eliasaí, filho de Reuel, príncipe dos filhos de Gad.[12] 43Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 44um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 45um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 46um bode para o sacrifício pelo pecado 47e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros,cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Eliasaf, filho de Reuel.

48No sétimo dia, trouxe a sua oferenda Elisama, filho de Amiud, príncipe dos filho de Efraim.[13] 49Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, urna bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 50um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 51 um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 52um bode para o sacrifício pelo pecado 53e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Elisama, filho de Amiud.

54No oitavo dia, trouxe a sua oferenda Gamaliel, filho de Fadassur, príncipe dos filhos de Manassés.[14] 55Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, urna bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 56um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 57um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 58um bode para o sacrifício pelo pecado 59e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Gamaliel, filho de Fadassur.

60No nono dia, apresentou a sua oferenda Abidã, filho de Gedeão, príncipe dos filhos de Benjamim.[15] 61Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 62um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 63um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 64um bode para o sacrifício pelo pecado 65e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Abidã, filho de Gedeão.

66No décimo dia, trouxe a sua oferenda Aiezer, filho de Amisadai, príncipe dos filhos de Dã.[16] 67Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 68um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 69um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 70um bode para o sacrifício pelo pecado 71 e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Aiezer, filho de Amisadai.

72No décimo primeiro dia, trouxe a sua oferenda Fegiel, filho de Ocrã, príncipe dos filhos de Aser.[17] 73Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 74um vaso de ouro de dez siclos, cheio de incenso, 75um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 76um bode para o sacrifício pelo pecado 77e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiro de um ano. Essa foi a oferenda de Fegiel, filho de Ocrã.

78No décimo segundo dia, trouxe a sua oferenda Aíra, filho de Enã, príncipe dos filhos de Neftali.[18] 79Sua oferenda foi: uma bandeja de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de aspersão, de prata, de setenta siclos (conforme os siclos do santuário), ambas cheias de flor de farinha amassada com azeite, para a oblação, 80um vaso de ouro de dez sidos, cheio de incenso, 81um novilho, um carneiro e um cordeiro de um ano para o holocausto, 82um bode para o sacrifício pelo pecado 83e, para o sacrifício de comunhão, dois bois, cinco carneiros, cinco bodes e cinco cordeiros de um ano. Essa foi a oferenda de Aíra, filho de Enã.

84Essas foram as oferendas dos príncipes de Israel para a dedicação do altar, no dia da sua unção: doze bandeja de prata, doze bacias de aspersão, de prata, doze vasos de ouro. 85Cada bandeja de prata pesava cento e trinta siclos e cada bacia de aspersão setenta, sendo que o total da prata desses objetos pesava dois mil e quatrocentos siclos do santuário. 86Cada um dos doze vasos de ouro cheios de incenso pesava dez siclos, em siclos do santuário, sendo que o ouro desses vasos pesava um total de cento e vinte siclos.

87O total dos animais para o holocausto foi: doze novilhos, doze carneiros, doze cordeiros de um ano, com as oblações que os acompanhavam. Para o sacrifício pelo pecado, doze bodes. 88O total dos animais para o sacrifício de comunhão foi: vinte e quatro novilhos, sessenta carneiros, sessenta bodes e sessenta cordeiros de um ano.

Essas foram as oferendas para a dedicação do altar, após a sua unção.

89Quando Moisés entrava na Tenda da Reunião para se dirigir a Ele, ouvia a voz que lhe falava[ii] do alto do propiciatório que estava sobre a Arca do Testemunho, entre os dois querubins. Assim, pois, falava com Ele.[iii] [19]

[1] Ex 40,17-33 // Ex 40,9-15

[2] 1,4

[3] Nm 4,24-28

[4] Nm 4,29-33

[5] Nm 4,2-15

[6] Ez 43,18-26

[7] Nm 2,3i

[8] Nm 2,5

[9] Nm 2,7

[10] Nm 2,10

[11] Nm 2,12

[12] Nm 2,14

[13] Nm 2,18

[14] Nm 2,20

[15] Nm 2,22

[16] Nm 2,25

[17] Nm 2,27

[18] Nm 2,29

[19] Ex 33,9-11 // Ex 25,17+

[i] Após as leis adicionais dos caps. 5-6, a narrativa sacerdotal prossegue até 10,28.

[ii] “que lhe falava”: medabber, conj.; middabber, corrompido.

[iii] Esle v. não se relaciona com o que precede nem com o que segue e o seu sentido é incerto; pode-se compreender o fim : “e ela (a voz) lhe falava”, ou ainda: “e ela lhe disse”, supondo-se que a continuação se tenha perdido.