3 |
A tribo de Levi: A. Os sacerdotes[1] – 1Eis a descendência de Aarão e de Moisés quando Iahweh falou a Moisés no monte Sinai.
2Estes são os nomes dos filhos de Aarão: Nadab, o primogênito, depois Abiú, Eleazar, Itamar.[i] [2]
3Esses são os nomes dos filhos de Aarão, sacerdotes que receberam a unção e que foram consagrados para exercer o sacerdócio.[3] 4Nadab eAbiú morreram diante de Iahweh, no deserto do Sinai, quando apresentaram diante de Iahweh um fogo irregular. Não tinham filhos, e assim Eleazar e Itamar exerceram o sacerdócio na presença de Aarão, seu pai.
- B. Os levitas. Suas funções – 5Iahweh falou a Moisés e disse:
6″Faze chegar a tribo de Levi e põe-na à disposição de Aarão, o sacerdote: eles estarão a seu serviço. 7Encarregar-se-ão dos deveres que lhes pertencem, bem como dos deveres de toda a comunidade, na Tenda da Reunião, ao ministrarem na Habitação. 8Cuidarão de todos os utensílios da Tenda da Reunião e encarregar-se-ão daquilo que compete aos israelitas, ao ministrarem na Habitação . 9Darás, pois, a Aarão e a seus filhos os levitas, como ‘doados’;[ii] eles lhe serão doados[iii] pelos israelitas.
10Registrarás Aarão e seus filhos, que desempenharão o seu ofício sacerdotal. Porém, todo profano que se aproximar será punido de morte.”[4]
- A eleição dos Levitas[iv] – 11Iahweh falou a Moisés e disse:
12″Vede que eu mesmo escolhi os levitas do meio dos israelitas.em lugar de todos os primogênitos, daqueles que entre os israelitas abrem o seio materno;[5] portanto, os levitas são meus. 13Assim, todo primogênito me pertence. No dia em que feri de morte todos os primogênitos na terra do Egito, consagrei a mim todos os primogênitos em Israel, tanto os dos homens como os dos animais. Eles me pertencem; eu sou Iahweh.”
- O recenseamento dos levitas[6] – 14Iahwch falou a Moisés no deserto do Sinai e disse:
15″Recensearás os filhos de Levi segundo as suas casas patriarcais e segundo os seus clãs; recensearás todos os homens da idade de um mês para cima.”
16E Moisés os recenseou segundo a ordem de Iahweh ,de acordo com o que Iahweh lhe havia ordenado. 17Estes são os nomes dos filhos de Levi: Gérson, Caat e Merari.[7]
18Estes são os nomes dos filhos de Gérson, segundo os seus clãs: Lobni e Semei; 19os filhos de Caat, segundo os seus clãs: Amram, Isaar, Hebron e Oziel; 20os filhos de Merari , segundo os seus clãs: Mooli e Musi. Esses são os clãs de Levi, reunidos cm casas patriarcais.
21De Gérson originaram-se o clã lobnita e o clã semeíta. Esses são os clãs dos gersonitas; 22o número total dos homens recenseados, da idade de um mês para cima, foi de sete mil e quinhentos. 23Os clãs dos gersonitas acampavam atrás da Habitação, ao ocidente. 24O príncipe da casa patriarcal de Gérson era Eliasaf, filho de Lael. 25Os filhos de Gérson tinham, na Tenda da Reunião, o encargo da Habitação, da Tenda e da sua cobertura, do véu de entrada da Tenda da Reunião, 26das cortinas do átrio, do véu de entrada do átrio que está ao redor da Habitação e do altar, como também das cordas necessárias a todo o seu serviço.[8]
27De Caat originaram-se os clãs amramita, isaarita, hebronita e ozielita. Esses são os clãs caatitas; 28o número total dos homens recenseados, da idade de um mês para cima, foi de oito mil e seiscentos. Eles estavam encarregados do serviço do santuário. 29Os clãs dos caatitas acampavam do lado meridional da Habitação. 30O príncipe da casa patriarcal dos clãs caatitas era Elisatã, filho de Oziel. 31Tinham o encargo da Arca, da mesa, do candelabro, dos altares, dos objetos sagrados do culto e do véu com todos os seus pertences.[9]
32O príncipe dos príncipes de Levi era Eleazar, filho de Aarão, o sacerdote. Ele exercia a superintendência de todos aqueles que cuidavam do santuário.
33De Merari originaram-se o clã moolita e o clã musita. Esses são os clãs meraritas; 34o número total dos homens recenseados, da idade de um mês para cima, foi de seis mil e duzentos. 35O príncipe da casa patriarcal dos clãs meraritas era Suriel, filho de Abiail. Eles acampavam do lado setentrional da Habitação. 36Os filhos de Merari estavam encarregados das tábuas da Habitação, das suas vigas, das suas colunas e bases de todos os seus acessórios e de todos os seus utensílios, 37assim como das colunas que rodeiam o átrio, das suas bases, das suas estacas e das suas cordas.[10]
38Finalmente, acampavam ao oriente, diante da Habitação, diante da Tenda da Reunião, ao oriente, Moisés, Aarão e seus filhos, que tinham o encargo do santuário em nome dos israelitas. Todo estranho que se aproximasse devia ser punido com a morte .[11]
39O total dos levitas recenseados, que Moisés enumerou segundo os clãs, conforme a ordem de Iahweh, o número dos homens da idade de um mês para cima, foi de vinte e dois mil.
- Os levitas e o resgate dos primogênitos – 40Iahweh disse a Moisés:
“Faze o recenseamento de todos os primogênitos homens dos israelitas, da idade de um mês para cima; faze a soma dos seus nomes. 41Em seguida, em lugar dos primogênitos de Israel, tomarás para mim, Iahweh, os levitas; e de igual modo o seu gado em lugar dos primogênitos do gado dos israelitas.”[12]
42Conforme Iahweh lhe havia ordenado, Moisés recenseou todos os primogênitos dos israelitas. 43O recenseamento dos nomes dos primogênitos, da idade de um mês para cima, deu o número total de vinte e dois mil e duzentos e setenta e três.[v]
44Então falou Iahweh a Moisés e disse:
45″Toma os levitas em lugar de todos os primogênitos dos israelitas, e o gado dos levitas em lugar do gado deles; os levitas serão meus, para mim mesmo, Iahweh .[13] 46Para o resgate dos duzentos e setenta e três primogênitos dos israelitas que excedem o número dos levitas, 47tomarás cinco siclos por cabeça; tu os tomarás segundo o siclo do santuário, a vinte geras o siclo.[14] 48E darás esse dinheiro a Aarão e a seus filhos para resgate daqueles que são excedentes.”
49Moisés recebeu esse dinheiro em resgate daqueles que não foram resgatados devido ao número insuficiente de levitas. 50Recebeu o dinheiro dos primogênitos dos israelitas, mil e trezentos e sessenta e cinco siclos, segundo o siclo do santuário. 51Moisés deu o dinheiro desse resgate a Aarão e a seus filhos, segundo a ordem de Iahweh, de acordo com o que Iahweh havia ordenado a Moisés.
[1] Nm 25,59-61
[2] Ex 6,23
[3] Ex 29 // Lv 8-9 // Ex 30,22+ // Lv 10,1-3
[4] Nm 8,14-19 // Esd 2,43+ // Nm 1,51
[5] Ex 13,11+
[6] Nm 26,57-62
[7] Gn 46,11 // Ex 6,16-19
[8] Ex 26,27
[9] Ex 25,10-40; 27,1-8; 30,1-10
[10] Ex 26,15-30; 27,9-19
[11] Nm 1,51
[12] Ex 13,11+
[13] Ex 13,11+
[14] Lv 5,15+
[i] A Eleazar se ligam Sadoc e os sacerdotes do Templo de Jerusalém (1Cr 5,30s; 18,16; cf. 2Sm 8, 17). De Itamar descendia, através de Abimelec, Abiatar, o outro sacerdote do tempo de Davi (1Cr 24,3s; cf. 2Sm 20,25).
[ii] Os “doados” serão servidores de categoria inferior, do Templo pós-exílico (Esd 2,43+).
[iii] Grego, sam. e 12 mss hebr. têm: “ser-me-ão dedicados”.
[iv] Os levitas pertencem a Iahweh, como os primogênitos aos quais substituem (Ex 13,11+). O seu estatuto exprime, numa primeira forma, o ideal de consagração que desabrochará no cristianismo pelo sacerdócio e pela instituição monástica. Como em Ex 13,14, essa instituição está 1igada à décima praga do Egito (Ex 11,4s; 12,29s), e a escolha dos levitas é entendida como uma substituição dos primogênitos dos filhos de Israel, que foram poupados (cf. 8,12).
[v] Esta cifra representa o número dos levitas (v. 39), mais um resto que será resgatado a preço de dinheiro (cf. Lv 27,3-7), o que se tornará regra comum.