23 |
Ritual das festas do ano:[i] [1] – 1Iahweh falou a Moisés e disse: 2″Fala aos israelitas; dize-lhes:
(As solenidades de Iahweh, às quais os convocareis, são as minhas santas assembleias.)
Estas são as minhas solenidades:
- O sábado[2] – 3Durante seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será dia de repouso completo, dia de santa assembleia, no qual não fareis trabalho algum. Onde quer que habiteis, é sábado para lahweh.
4Estas são as solenidades de Iahweh, as santas assembleias às quais convocareis os israelitas, no tempo determinado:
- A Páscoa e os Ázimos[ii] [3] – 5No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, ao crepúsculo, é Páscoa para Iahweh, 6e, no décimo quinto dia desse mês, é a festa dos Ázimos para Iahweh. Durante sete dias comereis pães sem fermento. 7No primeiro dia, tereis santa assembleia; não fareis nenhuma obra servil. 8Durante sete dias apresentareis uma oferenda queimada a Iahweh. No sétimo dia, dia de santa assembleia, não fareis nenhuma obra servil”.
10″Fala aos israelitas; tu lhes dirás:
Quando tiverdes entrado na terra que vos dou e fizerdes nela a ceifa, trareis ao sacerdote o primeiro feixe de vossa ceifa. 11Ele o oferecerá diante de Iahweh, com gesto de apresentação, para que sejais aceitos. No dia seguinte ao sábado, o sacerdote fará esta apresentação 12e, no dia em que fizerdes esta apresentação, oferecereis a Iahweh o holocausto de um cordeiro de um ano, sem defeito.[5] 13A sua oblação, neste dia, será de dois décimos de flor de farinha amassada com azeite, oferenda queimada para Iahweh, em perfume de agradável odor; a sua libação de vinho será de um quarto de hin.[6] 14Não comereis pão, nem espigas tostadas ou pão cozido antes deste dia, isto é, antes de terdes trazido a oferenda de vosso Deus. É uma lei perpétua para os vossos descendentes, onde quer que habiteis .[7]
- A festa das Semanas[8] – 15A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de apresentação, contareis sete semanas completas. 16Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado e oferecereis então a Iahweh uma nova oblação. 17Trareis das vossas habitações o pão para ser oferecido em gesto de apresentação, feito em duas partes, de dois décimos de flor de farinha cozida com fermento, como primícias a Iahweh. 18Oferecereis, além do pão, sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros como holocausto a Iahweh, acompanhados de uma oblação e de uma libação, oferendas queimadas em perfume de agradável odor a Iahweh. 19Fareis também com um bode um sacrifício pelo pecado, e com dois cordeiros de um ano um sacrifício de comunhão. 20O sacerdote os oferecerá com gesto de apresentação diante de Iahweh, além do pão das primícias. De igual modo os dois cordeiros, pois são coisas santas a Iahweh e que pertencerão ao sacerdote.
21Nesse mesmo dia, fareis uma convocação; esta será para vós uma assembleia santa e não fareis nenhuma obra servil. É lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.
22Quando segardes a messe na vossa terra, não segarás até o limite extremo do teu campo e não respigarás a tua messe. Deixarás isso para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou Iahweh vosso Deus”.[9]
- O primeiro dia do sétimo mês[10] – 23Iahweh falou a Moisés e disse:
24″Fala aos israelitas e dize-lhes:
No sétimo mês, o primeiro dia do mês[iv] será para vós dia de repouso, comemoração com som de trombeta, santa assembleia.[11] 25Não fareis nenhuma obra servil e apresentareis oferenda queimada a Iahweh”.
- O dia das Expiações[12] – 26Iahweh falou a Moisés e disse:
27″Mas o décimo dia do sétimo mês é o dia das Expiações. Tereis santa assembleia. Jejuareis e apresentareis oferenda queimada a Iahweh. 28Nesse dia não fareis trabalho algum, pois é o dia das Expiações, quando se fará por vós o rito de expiação diante de Iahweh vosso Deus. 29E toda pessoa que não jejuar nesse dia será eliminada do seu povo; 30e toda pessoa que fizer algum trabalho nesse dia, eu a exterminarei do meio do seu povo. 31Nenhum trabalho fareis; é uma lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis. 32Será para vós um dia de repouso completo. Jejuareis e, à tarde do nono dia do mês, desde essa tarde até a tarde seguinte, cessareis completamente o trabalho”.
- A festa das Tendas[13] – 33Iahweh falou a Moisés e disse:
34″Fala aos israelitas e dize-lhes:
No décimo quinto dia deste sétimo mês haverá, durante sete dias, a festa das Tendas para Iahweh. 35No primeiro dia, dia de santa assembleia, não fareis nenhuma obra servil. 36Durante sete dias apresentareis oferenda queimada a Iahweh. No oitavo dia haverá santa assembleia e apresentareis oferenda queimada a Iahweh. É dia de reunião solene, e não fareis nenhuma obra servil.
Conclusão – 37Estas são as solenidades de Iahweh, para as quais convocareis os israelitas, assembleias santas destinadas a apresentar oferendas queimadas a Iahweh, holocaustos, oblações, sacrifícios, libações, segundo o ritual próprio de cada dia, 38além dos sábados de Iahweh, das dádivas, dos votos e das oferendas voluntárias que fareis a Iahweh.
Continuação sobre a festa das Tendas[v] – 39Mas no décimo quinto dia do sétimo mês, quando tiverdes colhido os produtos da terra, celebrareis a festa de Iahweh durante sete dias. O primeiro e o oitavo dias serão dias de repouso. 40No primeiro dia tomareis frutos formosos, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e de salgueiros das ribeiras, e vos regozijareis durante sete dias na presença de Iahweh vosso Deus. 41 Celebrareis assim uma festa para Iahweh, sete dias por ano. É lei perpétua para vossos descendentes.
No sétimo mês fareis esta festa. 42Habitareis durante sete dias em cabanas. Todos os naturais de Israel habitarão em cabanas, 43para que os vossos descendentes saibam que eu fiz os israelitas habitarem cabanas, quando os fiz sair da terra do Egito. Eu sou Iahweh vosso Deus”.
44E Moisés proclamou aos israelitas as solenidades de Iahweh.
[1] Ex 23,14+
[2] Ex 20,8+
[3] Ex 12,1+; 23,14+
[4] Dt 26,1+
[5] Ex 29,24+
[6] Nm 15,4
[7] Lv 2,14
[8] Ex 23,14+
[9] Lv 19,9-10 // Ex 12,48+
[10] Nm 29,1-6
[11] Nm 10,10
[12] Lv 16+ // Nm 29,7-11
[13] Ex 23,14+
[i] Após as condições morais (18-20) e rituais (21-22) dos sacrifícios, o cap. 23 define o ciclo litúrgico. Sobre as diversas festas, ver Ex 12,1+ e Ex 23,14+.
[ii] As duas festas estão unidas e se seguem em datas marcadas, como em Nm 28,16-25. Parecem, à primeira vista, ainda mais estreitamente unidas em Dt 16,1-8, porém o texto é compósito.
[iii] Entre os Ázimos e a festa das Semanas, a Lei de santidade introduz, em seu lugar na sequência do ano agrícola, uma oferenda do primeiro feixe (da ceifa da cevada); e uma nova formulação da antiga oferenda das primícias (Ex 23,19; 34,26).
[iv] O primeiro dia do mês (lunar) , a “lua nova” ou “neomênia”, era uma festa celebrada tanto entre os israelitas como entre os cananeus (1Sm 20,5.24; Is 1,13; Am 8,5), e o foi até a época do NT (cf. Nm 28,11-15; Ez 46,6-7; Ne 10,34; Cl 2,16). Os rituais de Lv 23 e Nm 29,1-6 contêm só a neomênia do sétimo mês (do ano que começa na primavera), que foi durante muito tempo o primeiro mês (do ano que começa no outono).
[v] Este texto é acréscimo pós-exílico que insiste no caráter jubiloso da festa, no espírito de Dt 16,13-16, e a relaciona com as recordações do deserto (v. 43).