Select Page

Levítico 21

21

Santidade do sacerdócio – A. Os sacerdotes[1] – 1Iahweh disse a Moisés: “Fala aos sacerdotes, filhos de Aarão; tu lhes dirás:

Nenhum deles se tornará impuro aproximando-se do cadáver[i] de alguém do seu povo, 2a não ser que se trate de parente seu muito chegado: mãe, pai, filho, filha, irmão. 3Também por sua irmã virgem, que permanece sua parenta próxima[ii] visto que não pertenceu a nenhum homem, poderá tornar-se impuro; 4por uma mulher casada dentre o seu povo, não se tornará impuro, pois se profanaria.[iii]

5Não farão tonsura na cabeça, não raparão a extremidade da barba e nem farão incisões no corpo.[2] 6Serão consagrados a seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque são eles que apresentam as oferendas queimadas a Iahweh, o pão do seu Deus, e devem estar em estado de santidade.[3]

7Não tomarão por esposa uma mulher prostituta ou desonrada, nem uma mulher repudiada por seu marido, pois o sacerdote é consagrado a seu Deus.[iv] [4]

8Tu o tratarás como santo, pois oferece o pão do teu Deus. Será santo para ti, pois eu sou santo, eu, Iahweh, que vos santifico.[5]

9Se a filha de um homem que é sacerdote se desonra, prostituindo-se, profana também a seu pai e deve ser queimada no fogo.

 

  1. O sumo sacerdote[6] – 10O sumo sacerdote, que tem a preeminência entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e que recebeu a investidura ao se revestir das vestimentas sagradas, não desgrenhará os cabelos, não rasgará as suas vestes, 11não se aproximará do cadáver de nenhum morto e não ficará impuro nem por seu pai nem por sua mãe. 12Não sairá do santuário, a fim de não profanar o santuário de seu Deus, pois leva sobre si mesmo a consagração do óleo da unção de seu Deus. Eu sou Iahweh.

13Tomará por esposa uma mulher ainda virgem. 14A viúva, a mulher repudiada ou desonrada pela prostituição, não as tomará por esposas; somente a uma virgem dentre o seu povo tomará por esposa, 15pois assim não profanará sua descendência, pois sou eu, Iahweh, que a santifico”.[v]

 

  1. Impedimentos ao sacerdócio – 16Iahweh falou a Moisés e disse:

17″Fala a Aarão e dize-lhe:

Nenhum dos teus descendentes, em qualquer geração, se aproximará para oferecer o pão de seu Deus, se tiver algum defeito.[vi] 18Pois nenhum homem deve se aproximar, caso tenha algum defeito, quer seja cego, coxo, desfigurado ou deformado, 19homem que tenha o pé ou o braço fraturado, 20ou seja corcunda, anão, ou tenha belida no olho, ou dartro, ou pragas purulentas, ou seja eunuco. 21Nenhum dos descendentes de Aarão, o sacerdote, poderá se apróximar para apresentar oferendas queimadas a Iahwch, e tiver algum defeito; tem defeito, e por isso não se aproximará para oferecer o pão de seu Deus.

22Poderá comer dos alimentos de seu Deus, coisas santíssimas e coisas santas, 23porém não virá até junto do véu e não se aproximará do altar; ele tem um defeito e não deve profanar as minhas coisas sagradas, pois fui eu, Iahweh, que as santifiquei.”

24E Moisés disse isso a Aarão, a seus filhos e a todos os israelitas.

[1] Ez 44,25-27

[2] Lv 19,27-28

[3] Lv 1,9+

[4] Ez 44,22

[5] Lv 11,44s; 17,1+

[6] Lv 8,7-12

[i] O contato com os mortos é contato impuro (Nm 6,9; 19,11-13; 31,19; cf. Ag 2,13). A mesma regra é dada para os sacerdotes em Ez 44,25-27; ela é mais severa para o sumo sacerdote (aqui, v. 11).

[ii] O casamento, que faz da mulher a “carne” do marido (Gn 2,23), corta seus laços com seus parentes de sangue.

[iii] Sentido discutido. O texto provavelmente está corrompido. No começo, em lugar de baal, “marido”, lê-se libe’ulat ba’al, “por uma mulher casada”. É a contrapartida do v. precedente.

[iv] A viúva não é excluída, como o é por Ez 44,22, que não faz exceção a não ser para a viúva de sacerdote, e como ela o é para o sumo sacerdote (v. 14).

[v] Em se tornando “uma só carne” com mulher que não seja da tribo escolhida, o sumo sacerdote profanaria o santuário e introduziria sangue profano na sua descendência.

[vi] Deus é o criador do mundo físico na sua integridade. O defeito do sacerdote, chamado a se aproximar de Deus e a participar mais estreitamente da sua santidade, seria uma contradição.