10 |
Regulamentação complementar[i] A. Gravidade das irregularidades. Nadab e Abiú[1] – 1Os filhos de Aarão, Nadab e Abiú, tomaram cada um o seu incensório. Puseram neles fogo sobre o qual colocaram incenso, e apresentaram perante Iahweh um fogo irregular, o que não lhes havia sido determinado.[ii] 2Saiu então, de diante de Iahweh , uma chama que os devorou, e pereceram na presença de Iahweh.[2] 3Disse então Moisés a Aarão: “Foi isso que Iahweh declarou , quando disse:
Àqueles que se aproximam de mim, mostro a minha santidade,
e diante de todo o povo mostro a minha glória.”[iii]
Aarão permaneceu calado.
- Retirada dos corpos – 4Moisés chamou Misael e Elisafã, filhos de Oziel, tio de Aarão, e disse-lhes: “Aproximai-vos e levai vossos irmãos para longe do santuário, para fora do acampamento.” 5Eles aproximaram-se e os levaram nas suas próprias túnicas, para fora do acampamento, conforme Moisés havia dito.
- Regras especiais de luto para os sacerdotes – 6Disse Moisés a Aarão e a seus filhos, Eleazar e Itamar: “Não desgrenheis os vossos cabelos e não rasgueis as vos as vestes,[iv] para que não morrais. É contra toda a comunidade que ele está irritado, e portanto toda a casa de Israel deverá chorar vos os irmãos, vítimas do fogo de Iahweh. 7Não deixeis a entrada da Tenda da Reunião, para que não morrais, visto que tendes em vós o óleo da unção de Iahweh.” E eles obedeceram às palavras de Moisés.
- Proibição do uso de vinho – 8Iahweh falou a Aarão e disse:
9″Quando vierdes à Tenda da Reunião, tu e os teus filhos contigo, não bebais vinho nem bebida fermentada: isto para que não morrais. É uma lei perpétua para todos os vossos descendentes.[3] 10E isto sempre que tiverdes de separar o sagrado e o profano, o impuro e o puro, 11e quando ensinardes aos israelitas todos os preceitos que Iahweh estabeleceu para vós, por intermédio de Moisés.”
- A parte dos sacerdotes nas oferendas – 12Moisés disse a Aarão e a seus filhos sobreviventes, Eleazar e Itamar: “Tomai a oblação que resta das oferendas queimadas a Iahweh. Comei-a sem fermento junto do altar, pois é coisa santíssima. 13Comê-la-eis no lugar sagrado: é a parte estabelecida para ti e para teus filhos das oferendas queimadas a Iahweh; assim, pois, me foi ordenado.[4]
14O peito de apresentação e a coxa de tributo, comê-los-eis em um lugar puro, tu, teus filhos e tuas filhas contigo; é a parte estabelecida, para ti e teus filhos, aquela que te é dada dos sacrifícios de comunhão dos israelitas.[5] 15A coxa de tributo e o peito de apresentação que acompanham as gorduras queimadas te pertencem, a ti e a teus filhos contigo, depois de terem sido oferecidos em gesto de apresentação diante de Iahweh; isto em vista da lei perpétua, conforme Iahweh ordenou.”
- Regra especial referente ao sacrifício pelo pecado[v] – 16Moisés inquiriu diligentemente a respeito do bode oferecido cm sacrifício pelo pecado, e eis que tinha sido queimado! Irritou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos sobreviventes de Aarão:[6] 17″Por que, disse ele, não comestes a vítima no lugar sagrado? Pois é coisa santíssima que vos foi dada para remover a culpa da comunidade, fazendo sobre ela o rito de expiação diante de Iahweh.[7] 18Visto que o sangue dela não foi levado para o interior do santuário, ali devíeis comer a carne conforme ordenei.” 19Aarão disse a Moisés: “Eis que eles ofereceram hoje o seu sacrifício pelo pecado e o seu holocausto diante de Iahweh! Com o que me aconteceu, se eu tivesse comido hoje da vítima pelo pecado, seria isso agradável a Iahweh?” 20Moisés ouviu isso e lhe pareceu razoável.
[1] Nm 16,1-17,5
[2] Nm 16,35 // 2Rs 1,10s
[3] Ez 44,21
[i] As histórias que seguem têm por finalidade introduzir certas regras rituais.
[ii] Talvez porque Nadab e Abiú não fossem sacerdotes ou talvez porque o fogo foi apresentado fora do tempo prescrito.
[iii] Este dístico não se encontra em nenhum outro lugar na Bíblia. Os “que se aproximam” de Iahweh (os sacerdotes) participam da sua “santidade” (cf. Lv 19,2); sua “glória” (cf. Ex 24,16+) se manifesta (pelo fogo do castigo) a todo o povo.
[iv] Ritos de luto. – O sacerdote deve permanecer separado do mundo profano, e está, portanto, sujeito a regras particulares (cf. ainda cap. 21).
[v] Esta história não leva em conta as regras estabelecidas em 4,13s e 6,17-23; a desculpa apresentada por Aarão e a aprovação dada por Moisés são pouco compreensíveis. Este parágrafo e os outros do mesmo cap. são elementos isolados, reunidos artificialmente.