Select Page

Levítico 09

9

Entrada dos sacerdotes em função[i] 1Ao oitavo dia, Moisés chamou Aarão e seus filhos e os anciãos de Israel; 2disse a Aarão: “Toma um bezerro para sacrifício pelo pecado e um carneiro para holocausto, ambos sem defeito, e traze-os perante Iahweh. 3Em seguida dirás aos israelitas: ‘Tomai um bode para sacrifício pelo pecado, um bezerro e um cordeiro de um ano (ambos sem defeito), para holocausto, 4um novilho e um carneiro para sacrifício de comunhão, para serem imolados diante de Iahweh, e também uma oblação amassada com azeite. Hoje, na verdade, Iahweh vos aparecerá.'”

5Trouxcram diante da Tenda da Reunião tudo o que Moisés ordenara, e toda a comunidade aproximou-se e permaneceu de pé diante de Iahweh. 6Disse Moisés: “Isto é o que Iahweh vos ordenou que fizésseis, para que a sua glória vos apareça.”[1] 7Disse então Moisés a Aarão: “Aproxima-te do altar, oferece teu sacrifício pelo pecado e teu holocausto, e faze assim o rito de expiação por ti e pela tua família.[ii] Apresenta então a oferenda do povo e faze por ele o rito de expiação conforme Iahweh ordenou.”[2]

8Aarão aproximou-se do altar, imolou o bezerro do sacrifício pelo seu próprio pecado. 9Em seguida os filhos de Aarão apresentaram- lhe o sangue; molhou nele o dedo e o aplicou nos chifres do altar e derramou o sangue na base do altar. 10A gordura do sacrifício pelo pecado, os rins e a massa de gordura que sai do fígado, queimou-os no altar, conforme Iahweh ordenou a Moisés; 11a carne e a pele, queimou-as fora do acampamento.

12Depois imolou[iii] o holocausto, cujo sangue os filhos de Aarão lhe apresentaram; ele derramou-o sobre o altar, em redor. 13Também lhe entregaram a vítima dividida em quartos, e a cabeça, e ele os queimou no altar. 14Lavou as entranhas e as patas, e as queimou no altar, em cima do holocausto.

15Apresentou então a oferenda do povo: tomou o bode cio sacrifício pelo pecado do povo, imolou-o e ofereceu-o em sacrifício pelo pecado, da mesma maneira como fez com o primeiro. 16Manclou trazer também o holocausto e procedeu de acordo com o rito. 17Em seguida, tendo feito aproximar a oblação, tomou dela um punhado que queimou no altar, além do holocausto da manhã.

18Por fim imolou o novilho e o carneiro em sacrifício de comunhão pelo povo. Os filhos de Aarão entregaram-lhe o sangue, e ele o derramou sobre o altar, em redor. 19As gorduras deste novilho e deste carneiro, a cauda, a gordura que envolve as entranhas, os rins e a massa de gordura que sai do fígado, 20ele os colocou[iv] sobre os peitos e queimou tudo no altar. 21Aarão fez o gesto de apresentação diante de Iahweh, com os peitos e a coxa direita, conforme Iahweh ordenou a Moisés.

22Aarão levantou as suas mãos em direção ao povo e o abençoou. Havendo assim realizado o sacrifício pelo pecado, o holocausto e o sacrifício de comunhão, desceu 23e, com Moisés, entrou na Tenda da Reunião. Em seguida saíram ambos para abençoar o povo. A glória de Iahweh apareceu a todo o povo; 24uma chama fulgurou de diante de Iahweh e devorou o holocausto e as gorduras que estavam sobre o altar. Diante do que via, todo o povo soltou brados de júbilo e todos prostraram-se com a face por terra.[3]

[1] Ex 24,16+

[2] Hb 5,1-4; 7,27

[3] 1Rs 18,20-40 // 2Mc 2,10

[i] Os sacerdotes iniciam o seu sacerdócio oferecendo sacrifícios no altar, o que é a sua função essencial (cf. 1,5+),com a participação de toda a comunidade. Ainda que o assunto deste cap. seja, em parte, o mesmo que o dos caps. 1-7 (ritual dos sacrifícios), o vocabulário é diferente e menos evoluído, e as vítimas não são exatamente as prescritas no cap. 4. Este cap. Parece pertencer à camada mais antiga do escrito sacerdotal e podia ser a continuação de Ex 40. Assim corno a glória de Iahweh torna posse do santuário (Ex 40,34), da mesma forma a sua aparição (9,23) marca a aceitação dos primeiros sacrifícios.

[ii] “pela tua família”, grego; “pelo povo”, hebr.

[iii] Aarão.

[iv] “ele os colocou”, conj.; “eles os colocaram”, hebr.