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- O sacrifício de reparação[1] –131O ritual do sacrifício de reparação é o seguinte:
É coisa santíssima. 232Imolar-se-á a vítima onde se imolam os holocaustos, e o sacerdote derramará o sangue dela sobre o altar, em redor. 333Oferecer-se-á dela toda a gordura: a cauda, a gordura que cobre as entranhas, 434os dois rins, a gordura aderente a eles e aos lombos, e a massa gordurosa que será retirada do fígado e dos rins. 535O sacerdote queimará esses pedaços no altar, como oferenda queimada para Iahweh. É um sacrifício de reparação: 636todo varão entre os sacerdotes poderá comer dele. Comer-se-á cm um lugar sagrado; é coisa santíssima.
Direitos dos sacerdotes – 737Como o sacrifício pelo pecado, assim será o sacrifício de reparação: haverá para ambos o mesmo ritual. Ao sacerdote pertencerá a oferenda com a qual tiver feito o rito de expiação. 838O couro da vítima que alguém apresentar a um sacerdote para ser oferecida em holocausto pertencerá a esse sacerdote. 91Toda oblação cozida no forno, toda oblação preparada em, uma panela ou em assadeira pertencerá ao sacerdote que a tiver oferecido. 10Toda oblação amassada com azeite, ou seca, pertencerá a todos os filhos de Aarão, indistintamente.[2]
- O sacrifício de comunhão: a) sacrifício com Louvor[i] – 11Este é o ritual do sacrifício de comunhão que se oferecerá a Iahweh:[3]
122Se se acrescentar algo a um sacrifício com louvor, ajuntar-se-á a este uma oferenda de bolos sem levedo amassados com azeite, de fogaças sem levedo untadas com azeite e de flor de farinha bem amassada na forma de bolos amassados com azeite. 133Ajuntar-se-á, portanto, esta oferenda aos bolos de pão fermentado e ao sacrifício de comunhão com louvor. 144Apresentar-se-á um dos bolos desta oferenda como tributo a Iahweh; ele pertencerá ao sacerdote que espargir o sangue do sacrifício de comunhão. 155A carne da vítima será comida no mesmo dia em que se fizer a oferenda, sem nada deixar dela para o dia seguinte.
- b) sacrifícios votivos ou voluntários – 166Se a vítima for oferecida como sacrifício votivo ou voluntário, será comida no dia em que for oferecida, bem como no dia seguinte,[4] 177mas queimar-se-á no fogo, no terceiro dia, o que restar da carne da vítima.
Regras gerais – 188Se ao terceiro dia se comer da carne oferecida em sacrifício de comunhão, aquele que a ofereceu não será aceito. Não lhe será atribuído o sacrifício, pois é carne estragada, e a pessoa que dela comer levará o peso da sua falta.[5]
199A carne que tocar qualquer coisa impura não poderá ser comida; será jogada ao fogo.
Todo aquele que estiver puro poderá comer da carne; 2010mas se alguém se encontrar em estado de impureza e comer da carne de um sacrifício de comunhão oferecido a Iahweh, será exterminado do meio do seu povo.[ii] [6] 2111Se alguém tocar uma impureza qualquer, de homem, de animal, ou qualquer coisa imunda, e comer em seguida a carne de um sacrifício de comunhão oferecido a Iahweh, será exterminado do meio do seu povo”.
2212Iahweh falou a Moisés e disse: 2313″ Fala aos israelitas e dize-lhes:
Não comereis gordura de boi, de carneiro ou de cabra. 2414A gordura do animal morto ou dilacerado poderá servir para qualquer uso, mas de maneira alguma a comereis. 2515Todo aquele que comer a gordura do animal do qual se faz uma oferenda queimada a Iahweh, tal pessoa será eliminada do meio do seu povo.
2616Onde quer que habiteis, não comereis sangue, quer se trate de ave ou de gado.[7] 2717Todo aquele que comer qualquer sangue será eliminado do seu povo”.
Parte dos sacerdotes – 2818Iahwch falou a Moisés e disse:[8] 2919″Fala aos israelitas e dize-lhes:
Quem oferecer um sacrifício de comunhão a Iahweh trará como oferenda a Iahweh uma parte do seu sacrifício. 3020Com suas próprias mãos trará a Iahweh as oferendas queimada, isto é, a gordura que adere ao peito. Trará também o peito, com o qual fará o gesto de apresentação perante Iahweh. 3121O sacerdote queimará a gordura no altar, e o peito pertencerá a Aarão e seus filhos.[9] 3222Como tributo dos vossos sacrifícios de comunhão, dareis ao sacerdote a coxa direita. 3323Essa coxa direita será a parte do filho de Aarão que tiver oferecido o sangue e a gordura do sacrifício de comunhão. 3424Porque, na verdade, eu tomo dos israelitas, dos seus sacrifícios de comunhão, o peito a ser oferecido e a coxa do tributo; dou-os a Aarão, o sacerdote, e a seus filhos: é uma lei perpétua para os israelitas.
Conclusão – 3525Esta foi a parte[iii] de Aarão nas oferendas queimadas a Iahweh, e também de seus filhos, no dia em que os apresentou a Iahweh, para que fossem seus sacerdotes. 3626Foi isso que Iahweh ordenou aos israelitas que lhes dessem, no dia da sua unção: lei perpétua para todos os seus descendentes.
3727Este é o ritual referente ao holocausto, à oblação, ao sacrifício pelo pecado, aos sacrifícios de reparação, de investidura e de comunhão. 3828Isso foi o que Iahweh ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos israelitas que apresentassem as suas oferendas a Iahweh no deserto do Sinai”.
[2] Lv 2,4-7; 5,11-13 // Nm 5,15 // Ez 44,29
[3] Lv 22,29-30
[4] Lv 22,18-23
[5] Lv 19,7
[6] Lv 11-16
[8] Dt 18,3
[9] Ex 29,24+
[i] O sacrifício de comunhão pode ser oferecido “em louvor” (vv. 12-15), ou em cumprimento de voto, ou como oferenda espontânea (vv. 16-17). As relações exatas entre estas três formas são, contudo, de difícil precisão (Ver Dt 12,6.17; Am 4,5; Jr 17,26; 33,11).
[ii] Ser separado dos seus, para um nômade, no deserto, equivale a uma condenação à morte. Esta condenação, além do mais, toma aqui um sentido religioso: é estar privado das promessas divinas prometidas à raça de Abraão.
[iii] A alusão ao primeiro sacrifício de investidura inicia aqui a sua descrição que se segue nos caps. 8-10.