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O sacrifício pelo pecado:[i] a) do sumo sacerdote – 1Iahweh falou a Moisés e disse: 2″Fala aos israelitas e dize-lhes:
Se alguém pecar por inadvertência contra qualquer um dos mandamentos de Iahweh e cometer uma destas ações que não são permitidas, 3se for o sacerdote consagrado pela unção que pecar e tornar assim o povo culpado,[ii] oferecerá a Iahweh, pelo pecado que cometeu, um novilho, animal grande, sem defeito, como sacrifício pelo pecado. 4Levará o novilho diante de Iahweh, à entrada da Tenda da Reunião, porá a mão sobre a cabeça dele e o imolará diante ele Iahweh. 5Depois o sacerdote consagrado pela unção tomará um pouco cio sangue deste novilho e o levará à Tenda da Reunião. 6E molhará o dedo no sangue e fará sete aspersões diante do véu do santuário, diante ele Iahweh.[1] 7O sacerdote colocará então um pouco deste sangue sobre os chifres do altar do incenso que é queimado diante de Iahweh na Tenda da Reunião, e derramará todo o sangue do novilho na base do altar dos holocaustos que se encontra na entrada da Tenda da Reunião.[2]
8De toda a gordura deste novilho oferecido em sacrifício pelo pecado, eis o que ele reservará: a gordura que cobre as entranhas, toda a gordura que está sobre as entranhas, 9os dois rins, a gordura aderente a eles e aos lombos, e a massa gordurosa que destacará do fígado e dos rins – 10tudo conforme a parte reservada no sacrifício de comunhão, – e o sacerdote queimará esses pedaços sobre o altar dos holocaustos.
11O couro do novilho e toda a sua carne, sua cabeça, suas patas, suas entranhas e o seu excremento, 12isto é, o touro todo será levado para fora do acampamento, para um lugar puro, lugar do resíduo das cinzas gordurosas. Ali o queimará sobre um fogo de lenha; é no lugar do resíduo das cinzas gordurosas que o novilho será queimado.[iii]
- b) da Assembleia de Israel – 13Se for toda a comunidade de Israel que pecar por inadvertência e cometer uma elas coisas não permitidas pelos mandamentos de Iahweh, sem que a comunidade esteja apercebida do fato, 14a comunidade oferecerá cm sacrifício pelo pecado um novilho, animal grande, sem defeito, logo que for conhecido o pecado do qual é responsável. Será levado diante da Tenda da Reunião; 15diante de Iahweh os anciãos da comunidade colocarão as mãos sobre a cabeça do novilho, e será imolado diante de Iahweh.[iv]
16Em seguida o sacerdote consagrado pela unção levará à Tenda da Reunião um pouco do sangue do novilho. 17Molhará o dedo no sangue e fará sete aspersões diante do véu, perante Iahweh. 18Depositará então um pouco do sangue sobre os chifres do altar que se encontra diante de Iahweh na Tenda da Reunião, e depois derramará todo o sangue na base do altar dos holocaustos que está na entrada da Tenda da Reunião.
19Tirará então do animal toda a gordura e a queimará no altar. 20Fará com este novilho como fez com o novilho do sacrifício pelo pecado. Assim se fará com ele, e, tendo o sacerdote feito o rito ele expiação pelos membros da comunidade, serão eles perdoados.
21Mandará levar o novilho para fora cio acampamento e o queimará como queimou o novilho anterior. Este é o sacrifício pelo pecado da comunidade.
- c) de um chefe – 22Supondo-se que um chefe peque e faça por inadvertência alguma coisa proibida pelos mandamentos de Iahweh seu Deus e se tome assim culpado, 23(ou se for advertido a respeito do pecado cometido), trará como oferenda um bode, sem defeito.[3] 24Colocará a mão sobre a cabeça do bode e o imolará no lugar onde se imolam os holocaustos diante de Iahweh. É um sacrifício pelo pecado: 25O sacerdote tomará com o dedo um pouco do sangue da vítima e o depositará nos chifres do altar dos holocaustos.[v] Depois derramará o sangue na base do altar dos holocaustos 26e fará queimar toda a gordura no altar, como a gordura do sacrifício de comunhão. O sacerdote fará assim o rito de expiação pelo chefe, para livrá-lo do seu pecado, e ser-lhe-á perdoado.
- d) de um homem do povo – 27Se for um homem do povo da terra que pecar por inadvertência e se tornar culpado ao praticar algumas das coisas proibidas pelos mandamentos de Iahweh, 28(ou se alguém o advertir do pecado cometido), levará, como oferenda pelo pecado que cometeu, uma cabra, fêmea, sem defeito. 29Porá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará no lugar onde se imolam os holocaustos. 30O sacerdote tomará com o dedo um pouco do sangue dela e o depositará nos chifres do altar dos holocaustos. Depois derramará todo o sangue na base cio altar. 31Em seguida tirará toda a gordura, como se tira a gordura de um sacrifício de comunhão, e o sacerdote a queimará no altar em odor agradável a Iahweh. O sacerdote fará assim o rito de expiação para esse homem, e ele será perdoado.
32Se for uma ovelha que desejar trazer corno oferenda para o sacrifício, trará uma fêmea sem defeito. 33Porá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará em sacrifício pelo pecado, no lugar onde se imolam os holocaustos. 34O sacerdote tomará com o dedo um pouco do sangue do sacrifício e o depositará nos chifres do altar dos holocaustos. Depois derramará todo o sangue na base do altar. 35Tirará toda a gordura, como se tira a do carneiro de um sacrifício de comunhão, e o sacerdote queimará esses pedaços no altar, em cima das oferendas queimadas para Iahweh. O sacerdote fará, assim, o rito de expiação pelo homem, pelo pecado que cometeu, e lhe será perdoado.
[1] Ex 26,33+
[2] Ex 27,2 +; 30,1-10+
[i] A maior parte do ritual sacrifical é consagrada aos sacrifícios de expiação. Distinguem-se dois tipos: sacrifício pelo pecado e sacrifício de reparação; mas é difícil dizer em que consiste a sua diferença. O sacrifício pelo pecado parece ter alcance mais amplo que o sacrifício de reparação. que visa sobretudo as faltas pelas quais se lesa a Deus, aos seus sacerdotes ou ao próximo. De fato, os dois sacrifícios previstos aqui se referem a casos muito semelhantes (cap. 5), e a confusão aumenta quando os comparamos com leis particulares (Lv 14,10-32; Nm 6,9-12; 15,22-31). Este minucioso ritual será substituído pelo único sacrifício expiatório de Cristo (cf. Hb 9).
[ii] O sumo sacerdote representava a divindade diante do povo e o povo diante de Deus; uma falta dele envolvia, portanto, uma culpa coletiva da nação.
[iii] Sendo o sacrifício oferecido para restaurar a aliança, aquele por quem ele é oferecido (no caso o sumo sacerdote; no v. 21, toda a assembleia) não pode ter parte na carne ela vítima, visto que ele não está em paz com Deus. Aquilo que não é oferecido no altar é totalmente queimado fora do santuário. A menção do “acampamento” vem da projeção deste ritual tardio ao deserto.
[iv] O mesmo ritual para o sumo-sacerdote e para a assembleia, visto que um representa o outro.
[v] Diferentemente do sumo-sacerdote e da comunidade, o chefe (e o homem do povo) permanece na ordem profana (Ez 44,3; 45,7-12) e o sangue da vítima que ocupa o seu lugar não entra na Tenda santa.