Select Page

Levítico 03

3

O sacrifício de comunhão[i] – 1Se o seu sacrifício for um sacrifício de comunhão e se oferecer animal grande, macho ou fêmea, será animal sem defeito que oferecerá perante Iahweh. 2Colocará a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará à entrada da Tenda da Reunião. Em seguida os filhos de Aarão, os sacerdotes, derramarão o sangue sobre o altar, em redor. 3Oferecerá uma parte deste sacrifício de comunhão como oferenda queimada a Iahweh: a gordura que cobre as entranhas, toda a gordura que está sobre as entranhas, 4os dois rins, a gordura aderente a eles e junto aos lombos, e a massa gordurosa que tirará do fígado e dos rins. 5Os filhos de Aarão queimarão esta parte no altar, em cima do holocausto, em cima da lenha colocada sobre o fogo. Será oferenda queimada em perfume de agradável odor a Iahweh.

6Se for animal pequeno que alguém oferecer como sacrifício de comunhão a Iahweh, deverá oferecer um macho ou uma fêmea sem defeito.

7Se oferecer um carneiro, oferecê-lo-á perante Iahweh, 8e porá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará diante da Tenda da Reunião, e em seguida os filhos de Aarão derramarão o sangue sobre o altar em redor. 9Deste sacrifício de comunhão oferecerá a gordura como oferenda queimada a Iahweh: a cauda inteira, que será cortada rente à espinha dorsal, a gordura que cobre as entranhas, toda a gordura que está sobre as entranhas, 10os dois rins, a gordura aderente a eles e aos lombos, e a massa gordurosa que destacará do fígado e dos rins. 11O sacerdote queimará esta pa1te sobre o altar como alimento,[ii] como oferenda queimada a Iahweh.

12Se a sua oferenda consistir em uma cabra, a oferecerá perante Iahweh, 13porá a mão sobre a sua cabeça e a imolará diante da Tenda da Reunião, e os filhos de Aarão derramarão o sangue sobre o altar, em redor. 14E isto é o que oferecerá em seguida como oferenda queimada para Iahweh: a gordura que cobre as entranhas, toda a gordura que está sobre as entranhas, 15os dois rins, a gordura aderente a eles e aos lombos, e a massa gordurosa que destacará do fígado e dos rins. 16O sacerdote queimará estes pedaços sobre o altar como alimento, como oferenda queimada de agradável odor.

Toda gordura pertence a Iahweh. 17É para todos os vossos descendentes uma lei perpétua, em qualquer lugar onde habitardes: não comereis gordura nem sangue”.

[i] O sacrifício chamado “de comunhão”, no qual a vítima é repartida entre Deus e o ofertante, encontra-se em Canaã, mas o sacrifício israelita distingue-se pelo antigo ritual do sangue (cf. 1,5+). É banquete sagrado; as partes mais vitais da vítima são oferecidas a Deus; a melhor parte é atribuída aos sacerdotes (cf. 7,28s) e a parte restante é consumida pelos fiéis. Na época antiga, este tipo de sacrifício era o mais frequente e formava o rito central das festas, exprimindo de modo eminente a comunidade de vida e a relação de aliança é e de amizade entre o fiel e o seu Deus.

[ii] A palavra “alimento” foi supressa pelo tradutor grego e substituída por “agradável odor” (cf. 1,9+), tanto aqui como no v. 16, sem dúvida para evitar toda ofensa à espiritualidade e à transcendência de Deus (cf. Sl 50,13; Dn l4 etc.).