12 |
Guerra entre Efraim e Galaad.[i] Morte de Jefté – 1Então os homens de Efraim se reuniram, atravessaram o Jordão em direção a Safon e disseram a Jefté: “Por que foste combater os amonitas sem nos convidares a ir contigo? Queimaremos a tua casa e a ti com ela!”[1] 2Jefté lhes respondeu: “Tivemos um grande conflito, eu e o meu povo, com os amonitas. Chamei-vos em nosso auxílio e não me livrastes da sua mão. 3Quando vi que tu não vinhas em meu auxílio, arrisquei a minha vida, marchei contra os amonitas e Iahweh os entregou nas minhas mãos. Por que razão, pois, vos levantais hoje contra mim para me atacardes?” 4Então Jefté reuniu todos os homens de Galaad, ofereceu batalha a Efraim, e os homens de Galaad feriram Efraim porque estes haviam dito: “Sois fugitivos de Efraim, vós, galaaditas, que viveis no meio de Efraim e no meio de Manassés!” 5Depois os homens de Galaad tomaram a Efraim os vaus do Jordão, de maneira que, quando um fugitivo de Efraim dizia: “Deixai-me passar,” os galaaditas lhe perguntavam: “És efraimita?”[2] 6Se dizia: “Não”, lhe respondiam: “Então dize: Chibolet”. Ele dizia. “Sibolet”, porque não conseguia pronunciar de outro modo.[ii] Então o agarravam e o matavam nos vaus do Jordão. Caíram naquele tempo quarenta e dois mil homens de Efraim.[3]
7Jefté julgou Israel durante seis anos, e depois Jefté, o galaadita, morreu e foi sepultado na sua cidade, Masfa, em Galaad.[iii]
1. Abesã
8Depois dele, Abesã de Belém[iv] julgou Israel. 9Ele tinha trinta filhos e trinta filhas. Casou as filhas fora, e fez vir de fora trinta mulheres para seus filhos. Ele julgou em Israel durante sete anos. 10Depois Abesã morreu e foi sepultado em Belém.
2. Elon
11Depois dele, Elon, de Zabulon, julgou Israel. Julgou Israel durante dez anos.[4] 12Depois Elon de Zabulon morreu e foi sepultado em Aialon, na terra de Zabulon.
3. Abdon
13Depois dele, Abdon, filho de Ilel de Faraton, julgou Israel. 14Ele tinha quarenta filhos e trinta netos, os quais montavam setenta jumentos. Julgou Israel durante oito anos .[5] 15Depois Abdon, filho de Ilel de Faraton, morreu e foi sepultado em Faraton, na terra de Efraim, na montanha dos amalecitas .[v]
[1] Jz 8,1-3
[2] Jz 3,28; 7,24
[3] Mt 26,73
[4] Gn 46,14 // Nm 26,26
[5] Jz 10,4
[i] O episódio é paralelo ao de 8,1-3, mas independente dele. Efraim, que luta pela supremacia, inquieta-se com os amplos poderes concedidos a Jefté.
[ii] Essa diferença de pronúncia revela as variedades dialetais do hebraico, que a redação final da Bíblia apagou em grande parte. – A palavra shibbolet significa “espiga de trigo”.
[iii] O nome da cidade é restituído a partir do grego; hebr.: “nas cidades de Galaad”.
[iv] Trata-se muito provavelmente de Belém de Zabulon (Js 19,15), perto de Nazaré. Belém de Judá não convém aqui nesta lista de personagens pertencentes todas às tribos do norte.
[v] Faraton achava-se a sudoeste de Siquém, na montanha de Efraim, chamada aqui, não se sabe por quê, “montanha dos amalecitas”.