1. Débora e Barac[i]
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Israel oprimiáo pelos cananeus – 1Depois da morte de Aod, os israelitas recomeçaram a fazer o que era mau aos olhos de Iahweh, 2e Iahweh os entregou a Jabin, rei de Canaã, que reinava em Hasor. O chefe de seu exército era Sísara, que habitava em Haroset-Goim.[1] 3Então os israelitas clamaram a Iahweh, porque Jabin tinha novecentos carros de ferro e tinha oprimido duramente os israelitas durante vinte anos.
Débora – 4Nesse tempo, Débora, uma profetisa,[ii] mulher de Lapidot, julgava em Israel. 5Ela tinha a sua sede à sombra da palmeira[iii] de Débora, entre Ramá e Betel , na montanha de Efraim, e os israelitas vinham a ela para obter justiça. 6Ela mandou chamar Barac, filho de Abinoem de Cedes em Neftali, e lhe disse: “Iahweh, Deus de Israel, não te ordenou: ‘Vai, reúne[iv] o monte Tabor e toma contigo dez mil homens dentre os filhos de Neftali e os filhos de Zabulon?[2] 7Não atrairei a ti, na torrente do Quison, a Sísara, chefe do exército de Jabin, com os seus carros e as suas tropas e não o entregarei nas tuas mãos?”‘[3] 8Barac respondeu-lhe: “Se tu vieres comigo, eu irei, mas se não vieres comigo, não irei.”[v] 9Débora lhe disse: “Irei, pois, contigo, porém, no caminho que seguires, a honra da vitória não será tua, porque é nas mãos de uma mulher que Iahweh entregará Sísara.” Então Débora se levantou e, com Barac, foi para Cedes. 10Barac convocou Zabulon e Neftali em Cedes. Dez mil homens subiram, e Débora subiu com ele.
Héber, o quenita[vi] – 11Héber,o quenita, se separara de Cain e do clã dos filhos de Hobab, sogro de Moisés, e tinha armado a sua tenda perto do carvalho de Saananim, não longe de Cedes.[4]
Derrota de Sísara – 12Anunciaram a Sísaraque Barac, filho deAbinoem, tinha subido ao monte Tabor. 13Sísara convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todas as suas tropas, de Haroset-Goim à torrente do Quison.[5] 14Débora disse a Barac: “Prepara-te, porque este é o dia em que Iahweh entregou Sísara nas tuas mãos. Porventura não marchou Iahweh à tua frente?” Então Barac desceu do monte Tabor à frente de dez mil homens. 15Iahweh encheu de pânico Sísara, com todos os seus carros e todo o seu exército, diante de Barac.[vii] Sísara desceu do seu carro e fugiu a pé.[6] 16Barac perseguiu os carros e o exército até Haroset-Goim. Todo o exército de Sísara caiu ao fio da espada, e nenhum homem escapou.
Morte de Sísara – 17Sísara, entretanto, fugiu a pé em direção à tenda de Jael, mulher de Héber, o quenita, porque havia paz entre Jabin, rei de Hasor, e a casa de Héber, o quenita. 18Jael, saindo ao encontro de Sísara, disse-lhe: “Fica, meu senhor, fica comigo. Não temas!” Ele entrou na tenda com ela, e ela o cobriu com um tapete. 19Disse-lhe ele: “Dá-me um pouco d’água, peço-te: tenho sede.” Ela abriu o odre onde estava o leite ,[viii] deu-lho a beber e o cobriu de novo. 20Disse-lhe ele: “Põe-te à entrada da tenda e, se vier alguém e te perguntar: ‘Há algum homem aqui?’, responderás: ‘Não.”‘ 21Mas Jael, mulher de Héber, pegou uma estaca da tenda, apanhou um martelo e, aproximando-se dele mansamente, cravou-lhe na têmpora a estaca até que penetrou na terra. Ele dormia profundamente, vencido pelo cansaço, e assim morreu. 22E eis que surge Barac perseguindo Sísara. Jael saiu ao seu encontro e disse-lhe: “Vem e te mostrarei o homem que procuras.” Ele entrou com ela: Sísara jazia morto, com a estaca na têmpora.
A libertação de Israel – 23Assim Deus humilhou naquele dia Jabin, rei de Canaã, diante dos israelitas. 24A mão dos israelitas pesava cada vez mais duramente sobre Jabin, rei de Canaã, até que exterminaram Jabin, rei de Canaã.
[1] Js 11,1+ // 1Sm 12,9
[2] ↗Hb 11,32
[3] ↗Sl 83,10
[4] Nm 24,21+ // Jz 1,16+
[5] Jz 5,19-21
[6] Ex 14,24
[i] A história de Débora e de Barac é apresentada numa narrativa em prosa (cap. 4) e em cântico (cap. 5). Segundo a narrativa original em prosa, as tribos de Zabulon e Neftali alcançam vitória decisiva sobre Sísara de Haroset-Goim, a noroeste da planície de Jezrael. Ele tem sido associado secundariamente a Jabin rei de Hasor, vencido por Josué (Js 11,10-15); é citado na narrativa em prosa, mas não no cântico. Essa vitória, cujo caráter histórico é certo, fez cair a barreira que separava as tribos do Norte das do centro da Palestina. Ela se situa provavelmente em meados do século XII a.C.
[ii] Profetisa, como Maria (Ex 15,20) e Hulda (2Rs 22,14), Débora administrou a justiça em nome de Iahweh.
[iii] “palmeira”: tamar, conj.; tomer hebr.
[iv] Lit. “atrai”. Este verbo se reencontra no v. 7 para traduzir a ação de Deus, mas aqui qualifica a ação de Barac.
[v] O grego acrescenta: “porque não sei em que dia o Anjo de Iahweh me dará o sucesso”. Trata-se de uma glosa que se apoia sobre o v. 14.
[vi] Este v.,que interrompe a narrativa, prepara a história de Jael (v. 17), que provavelmente teve existência independente.
[vii] Depois de “seu exército”, o hebr. acrescenta: “sob o fio da espada” (cf. o v. seguinte).
[viii] Trata-se do leben , a coalhada dos nômades.