1. CIDADES PRIVILEGIADAS
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As cidades de refúgios[i] [1] – 1Iahweh disse a Josué: 2″Fala aos israelitas e dize-lhes: Designai as cidades de refúgio de que vos falei por intermédio de Moisés, 3onde poderá refugiar-se o homicida que matar alguém por inadvertência (involuntariamente), e que vos servirão de refúgio contra o vingador do sangue. 4(É, portanto, para uma destas cidades que o homicida deverá fugir. Ele se deterá à entrada da porta da cidade e exporá o seu caso aos anciãos dessa cidade. Estes o receberão na sua cidade e lhe designarão um lugar onde habitará entre eles.[2] 5Se o vingador do sangue o perseguir, não entregarão o homicida nas suas mãos, pois feriu o seu próximo involuntariamente, e não tinha antes ódio contra ele. 6Deverá permanecer nessa cidade) até que compareça em juízo diante da comunidade (até à morte do sumo sacerdote em exercício nesse tempo. Somente então poderá o homicida voltar à sua cidade e à sua casa, na cidade de onde fugiu.)”
7Consagraram, pois, Cedes na Galileia, na montanha de Neftali, Siquém na montanha de Efraim e Cariat-Arbe – que é Hebron – na montanha de Judá. 8Do outro lado do Jordão de Jericó, ao oriente, designaram no deserto, no planalto, Bosor da tribo de Rúben, Ramot em Galaad, da tribo de Gad, e Golã em Basã, da tribo de Manassés.[3] 9Essas foram as cidades designadas para todos os israelitas e para os estrangeiros que habitam entre eles, para que nelas possa refugiar-se todo aquele que haja matado alguém por inadvertência, e assim não morra nas mãos do vingador do sangue, até que compareça diante da comunidade.
[1] Ex 21,13+ // Nm 35,9-34 // Dt 19,1-13
[3] Dt 4,43
[i] Os caps. 20-21 são complementos da partilha. O cap. 20 apresenta-se como aplicação da lei de asilo de Ex 21,13+. O número de seis cidades de refúgio, sem os seus nomes, foi dado por Nm 35,9s. Dt 4,41-43 designa pelos seus nomes três cidades de refúgio da Transjordânia. Dt 19,1s determina a escolha de três outras cidades depois da conquista de Canaã. É isto que é feito aqui, onde as seis cidades são mencionadas. Na realidade, a instituição das cidades de refúgio não deve ser anterior ao reinado de Salomão. – As passagens entre parênteses, ausentes no grego, são tiradas, às vezes, palavra por palavra de Dt 19 e Nm 35.