1. Descrição das três grandes tribos a oeste do Jordão[i]
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Introdução – 1Estas são as heranças que os israelitas receberam na terra de Canaã, que lhes deram como herança o sacerdote Eleazar e Josué, filho de Nun, com os chefes de família das tribos de Israel. 2Foi por sorte que receberam sua herança, confonne Iahweh havia ordenado por intermédio de Moisés, para as nove tribos e meia. 3Moisés já lhes havia dado herança, às duas tribos e meia, do outro lado do Jordão; mas aos levitas não havia dado herança entre eles. 4Os filhos de José, porém, formavam duas tribos, Manassés e Efraim, e não se deu na terra parte alguma aos levitas, a não ser cidades para nelas habitarem, com as pastagens para seu gado e a sua manutenção.[1] 5Os israelitas fizeram conforme Iahweh havia ordenado a Moisés, e partilharam a terra.[2]
A parte de Caleb[ii] – 6Os filhos de Judá vieram ter com Josué em Guilgal, e Caleb, filho de Jefoné, o cenezeu, lhe disse: “Bem sabes o que Iahweh disse a Moisés, homem de Deus, a meu e a teu respeito, em Cades Barne. 7Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo de lahweh, me enviou de Cades Barne para espionar esta terra, e eu lhe fiz um relato sincero.[3] 8Mas os irmãos que haviam subido comigo desencorajaram o povo, ao passo que eu segui perfeitamente Iahweh meu Deus.[4] 9Naquele dia, Moisés fez este juramento: ‘Certamente, a terra em, que pisou o teu pé te pertencerá por herança, a ti e aos teus filhos para sempre, porque seguiste perfeitamente Iahweh meu Deus.’ 10Desde então, Iahweh me guardou com vida segundo sua promessa. Faz quarenta e cinco anos que Iahweh fez essa declaração a Moisés, quando Israel andava pelo deserto, e eis que agora estou com oitenta e cinco anos.[5] 11Estou tão robusto hoje como no dia em que Moisés me confiou essa missão, minha força de hoje é como a minha força de então, para combater e para ir e vir.[6] 12Agora, pois, que se me dê esta montanha de que me falou Iahweh naquele dia. Ouviste, naquele dia, que lá estavam os enacim e grandes cidades fortificadas; porém se Iahweh está comigo eu os expulsarei como disse Iahweh.”[7]
13Josué abençoou Caleb, filho de Jefoné, e lhe deu Hebron como herança.[8] 14Assim Hebron permaneceu até hoje como herança de Caleb, filho de Jefoné, o cenezeu, porque seguiu perfeitamente Iahweh Deus de Israel.
15Outrora, o nome de Hebron era Cariat-Arbe.[iii] Arbe era o maior homem entre os enacim.[9]
E a terra descansou da guerra.
[1] Nm 35,1-8 // Js 21
[2] Nm 34
[3] Nm 13-14
[4] Js 14,14
[5] Nm 14,38
[6] Eclo 46,9-10
[7] Nm 14,24 // Dt 1,28+
[8] Js 15,13-19 // Jz 1,10-15
[9] Js 15,14 // Js 11,23
[i] A grande seção 14,1-19,49 combina diversos documentos: uma descrição dos limites das tribos, anterior à época monárquica, e listas de cidades, que estão pormenorizadas especialmente no tocante a Judá (Simeão) e Benjamim e representam uma situação da época real. Esses documentos, reunidos e comentados (ver em particular Js 15,13-19; 16,10; 17,11-13, textos paralelos a Jz 1), serviram para fornecer um quadro da ocupação sob Josué. Na verdade, os diferentes grupos se instalaram, por infiltração pacífica ou por conquista, cada um no seu território, cuja posse foram assegurando pouco a pouco.
[ii] Caleb é cenezeu (vv. 6 e 14), portanto, não israelita (cf. Nm 24,21+). Seu clã, originário do sul da Palestina, é aparentado com os edomitas (cf. Gn 36,11): relacionou-se com Israel, e especialmente com Judá, desde a estada em Cades (Nm 13-14). Ocupou a região de Hebron (aqui e 15,13-19; Jz 1,12-15), perto da qual se encontra “o Negueb de Caleb” (1Sm 30,14). Os calebitas foram finalmente assimilados a Judá (cf. as genealogias das Crônicas: 1Cr 2,18s.42s; 4,11s, e Js 15,13+).
[iii] Cariat-Arbe (cf. Gn 23,2; 35,27; Jz 1,10 etc.) significa “cidade dos quatro”: os quatro bairros da cidade ou os quatro clãs que a habitavam, Enac antepassado epónimo dos “enacim”, e seus três filhos (cf. 15,14; Dt 2,10+). Aqui, Arbe se tornou nome de pessoa.