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Jacó adota e abençoa os dois filhos de José[i] – 1Aconteceu que, depois desses fatos, foi dito a José: “Eis que teu pai está doente!” E ele levou consigo seus dois filhos, Manassés e Efraim. 2Quando se anunciou a Jacó: “Eis aqui teu filho José, que veio para junto de ti,” Israel reuniu suas forças e sentou-se no leito. 3Depois Jacó disse a José: “EI Shaddai me apareceu em Luza, na terra de Canaã, e me abençoou 4e disse: ‘Eu te tornarei fecundo e te multiplicarei, eu te farei tornar uma assembleia de povos e darei esta terra como posse perpétua a teus descendentes.’[1] 5Agora, os dois filhos que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse para junto de ti no Egito, serão meus! Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão. 6Quanto aos filhos que geraste depois deles, serão teus; em nome de seus irmãos receberão a herança.
7Quando eu voltava de Padã, tua mãe Raquel morreu, para minha infelicidade, na terra de Canaã, em viagem, a pouca distância de Efrata, e eu a enterrei lá no caminho de Éfrata, que é Belém.”[2]
8Israel viu os dois filhos de José e perguntou: “Quem são estes?” – 9″São os filhos que Deus me deu aqui ,” respondeu José a seu pai; e este retomou: “Traze-os perto de mim, para que eu os abençoe.” 10Ora, os olhos de Israel estavam enfraquecidos pela velhice; ele não via mais, e José os fez aproximar-se dele, que os beijou e os apertou entre os braços. 11E Israel disse a José: “Eu não pensava rever teu rosto e eis que Deus me fez ver até teus descendentes!” 12Então José os retirou de seu colo e se prostrou com o rosto por terra.[ii]
13José tomou a ambos, Efraim com sua mão direita para que ficasse à esquerda de Israel, Manassés com sua mão esquerda para que ficasse à direita de Israel, e os aproximou dele. 14Mas Israel estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando as mãos – embora o mais velho fosse Manassés.
15Ele abençoou a José, dizendo:
“Que o Deus diante de quem caminharam meus pais Abraão e Isaac,
que o Deus que foi meu pastor desde que eu vivo até hoje,[3]
16 que o Anjo que me salvou de todo mal abençoe estas crianças,
que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais, Abraão e Isaac,
que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra!”
17Entretanto José viu que seu pai punha a mão direita sobre a cabeça de Efraim e isso lhe desagradou. Ele tomou a mão de seu pai a fim de desviá-la da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés, 18e José disse a seu pai: “Não assim, pai, pois é este o mais velho: põe tua mão direita sobre sua cabeça.”[iii] 19Mas seu pai recusou-se e disse: “Eu sei, meu filho, eu sei: também ele se tornará um povo, também ele será grande. Entretanto, seu filho mais moço será maior que ele, sua descendência se tornará uma multidão de nações. “[iv][4]
20Naquele dia, ele os abençoou assim:
“Sede uma bênção em Israel e que se diga:
Que Deus te torne semelhante a Efraim e a Manassés!”
colocando assim Efraim antes de Manassés.[5]
21Depois Israel disse a José: “Eis que vou morrer, mas Deus estará convosco e vos reconduzirá à terra de vossos pais. 22Quanto a mim, eu te dou um Siquém[v] a mais que a teus irmãos, o que conquistei dos amorreus com minha espada e com meu arco.”
[1] Ex 17,1+; 35,6.11-12
[2] Ex 35,16-20
[3] Ex 49,24s // Sl 23,1; 80,2-3 // Gn 16,7+
[4] Dt 33,17
[5] Ex 12,3+
[i] Este capítulo combina várias tradições: javista – eloísta (vv. 1-2.8-22); sacerdotal (vv. 3-7). Elas querem explicar, pelas últimas disposições de Jacó, por que Manassées e Efraim, filhos de José, se tornaram pais de tribos da mesma forma que os filhos de Jacó, porque estas duas tribos prosperaram, por que a tribo de Efraim ultrapassou a tribo de Manassés.
[ii] As crianças foram postas no colo (lit.: “entre os joelhos”) de Jacó, o que deve fazer pane do rito de adoção (cf. 16,2 e 30,3). José as retira de lá e se prostra para receber com elas a bênção de seu pai.
[iii] Os gestos de bênção são eficazes em si mesmos e a mão direita proporciona mais que a esquerda.
[iv] Efraim, com efeito, se tornará a tribo mais importante do grupo do Norte, o núcleo do futuro reino de Israel.
[v] O hebraico joga com a palavra shekem, que significa “ombro” e designa também a cidade e o distrito de Siquém, que serão devolvidos aos filhos de José e onde o próprio José será enterrado (Js 24,32). Jacó divide a Terra Santa como o pai de família ou o oficiante distribui as partes da refeição sacrifical (1Sm 1,4s), sendo o ombro um pedaço escolhido (1Sm 9,23-24). É uma tradição isolada sobre a partilha de Canaã por Jacó e sobre uma conquista, pelas armas, da terra de Siquém, onde, segundo 33, 19,Jacó tinha somente comprado um campo.