36 |
Mulheres e filhos de Esaú em Canaã[i] – 1Eis a descendência de Esaú, que é Edom. 2Esaú tomou suas mulheres entre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elon, o heteu, Oolibama, filha ele Ana, filho de Sebeon, o horreu,’[ii][1] 3Basemat, filha de Ismael e irmã de Nabaiot. 4Ada gerou para Esaú Elifaz, Basemat gerou Rauel, 5Oolibama gerou Jeús, Jalam e Coré. Esses são os filhos de Esaú que lhe nasceram na terra de Canaã.
Migração de Esaú[iii] – 6Esaú tomou suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todas as pessoas de sua casa, seu rebanho e todo o seu gado, toda a propriedade que tinha adquirido na terra de Canaã, e partiu para a terra de Seir,[iv] longe de seu irmão Jacó. 7Eles tinham muitos bens para habitarem juntos e a terra em que residiam não podia lhes bastar, por causa de seus haveres.[2] 8Assim Esaú estabeleceu-se na montanha de Seir. Esaú é Edom.[3]
Descendência de Esaú em Seir – 9Eis a descendência de Esaú, pai de Edom, na montanha ele Seir.[4]
10Eis os nomes dos filhos ele Esaú: Elifaz, filho ele Ada, mulher de Esaú, e Rauel , filho de Basemal , mulher ele Esaú.
11Os filhos ele Eli faz foram: Temã, Omar, Sefo, Gatam, Cenez. 12Elifaz, filho de Esaú, teve por concubina Tamna, e ela lhe gerou Amalec. Esses são os filhos ele Ada, mulher ele Esaú.
13Eis os filhos de Rauel: Naat, Zara, Sarna, Meza. Esses foram os filhos de Basemat, mulher de Esaú.
14Eis os filhos de Oolibama, filha de Ana, fi lho de Sebeon, mulher de Esaú: ela lhe gerou Jeús, Jalam e Coré.
Os chefes de Edom – 15Eis os chefes dos filhos de Esaú.
Filhos de Elifaz, primogênito ele Esaú: o chefe Temã, o chefe Omar, o chefe Sefo, o chefe Cenez, o chefe Coré,[v][5] 16O chefe Gatam, o chefe Amalec. Esses são os chefes de Eli faz na terra ele Edom, esses são os filhos de Ada.
17E eis os filhos ele Rauel, filho de Esaú: o chefe Naat , o chefe Zara, o chefe Sama, o chefe Meza. Esses são os chefes ele Rauel na terra de Edom, esses são os filhos ele Basemat, mulher ele Esaú.
18E eis os filhos de Oolibama, mulher de Esaú: o chefe Jeús, o chefe Jalam, o chefe Coré. Esses são os filhos de Oolibama, filha de A na, mulher de Esaú.
19Esses são os filhos de Esaú, e esses são seus chefes. Ele é Edom.
Descendência de Seir, o horreu[vi] – 20Eis os filhos de Seir, o horreu, os habitantes da terra: Lotã, Sobal, Sebeon, Ana, 21Dison, Eser e Disã, esses são os chefes dos horreus, os filhos ele Seir na terra de Edom. 22Os filhos de Lotã foram Hori e Emam, e a irmã de Lotã era Tamna. 23Eis os filhos de Sobal: Alvã, Manaat, Ebal, Sefo, Onam. 24Eis os filhos de Sebeon: Aía, Ana – foi este A na que encontrou as águas quentes no deserto, quando apascentava os jumentos de seu pai Sebeon. 25Eis os filhos de Ana: Dison, Oolibama, filha de Ana. 26Eis os filhos de Dison: Hamdã, Esebã, Jetrã, Carã. 27Eis os filhos de Eser: Balaã, Zavã, Acã. 28Eis os filhos de Disã: Hus e Arã.
29Eis os chefes dos horreus: o chefe Lotã, o chefe Sobal, o chefe Sebeon, o chefe Ana, 30O chefe Dison, o chefe Eser, o chefe Disã. Esses são os chefes dos horreus, segundo seus clãs,[vii] na terra de Seir.
Os reis de Edom – 31Eis os reis que reinaram na terra de Edom antes que reinasse um rei dos israelitas-[viii][6] 32Em Edom reinou Bela, filho de Beor, e sua cidade se chamava Danaba. 33Bela morreu e cm seu lugar reinou Jobab, filho de Zara, de Bosra. 34Jobab morreu e em seu lugar reinou Husam, da terra dos temanitas. 35Husam morreu e em seu lugar reinou Adad, filho de Badad, que derrotou os madianitas no campo de Moab, e sua cidade chamava-se Avit. 36Adad morreu e em seu lugar reinou Semla, de Masreca. 37Semla morreu e em seu lugar reinou Saul, de Reobot Naar. 38Saul morreu e em seu lugar reinou Baalanã, filho de Acobor. 39Baalanã, filho de Acobor, morreu e em seu lugar reinou Adad;[ix] sua cidade chamava-se Fau; sua mulher se chamava Meetabel, filha de Matred, de Mezaab.
Ainda os chefes de Edom – 40Eis os nomes dos chefes de Esaú, segundo seus clãs e seus lugares, segundo seus nomes: o chefe Tamna, o chefe Alva, o chefe Jetet,[7] 41o chefe Oolibama, o chefe Ela, o chefe Finon, 42o chefe Cenez, o chefe Temã, o chefe Mabsar, 43o chefe Magdiel e o chefe Iram. Esses são os chefes de Edom, segundo suas residências na terra que possuíam. Esaú é o pai de Edom.
[4] =Gn 26,15-19 // 1Cr 1,35s
[6] ||1Cr 1,43-50 // Nm 20,14
[7] ||1Cr 1,51-54
[i] Não se tratará mais de Esaú. O capítulo 36 reúne tradições, de origem israelita ou edomitas, que dizem respeito à sua descendência, sem se preocupar com fazê-las concordar entre si ou com o que foi dito (ver referências marginais).
[ii] “filho de Sebeon, o horreu”. segundo versões e v. 20; ” filha de Sebeon, o heveu”, hebr. – Corrige-se igualmente “filha” por “filho” no v. 14.
[iii] A tradição sacerdotal, que passa em silêncio a discórdia entre Jacó e Esaú (35,27-28+), explica aqui sua separação corno a de Abraão e Ló, e quase nos mesmos termos.
[iv] “de Seir” falta em hebr., mas encontra-se em sir. e completa bem urna in formação que de outra forma permaneceria vaga.
[v] Segue-se o TM, que menciona aqui “o chefe Coré”, que estaria melhor em seu lugar no v. 18 (cf. v. 14) omitido pelo sam.
[vi] Os horreus (cf. Dt 2,12+) são os antigos habitantes do país de Seir, cujo nome torna-se o de seu antepassado. Eles foram expulsos pelos edomitas (Dt 2,12.22).
[vii] “seus clãs”, grego; “seus chefes”, hebr.
[viii] Isto é: “antes que um rei israelita reinasse sobre Edom”, preferível “antes que reinasse um rei em Israel” (como o entendeu o grego).
[ix] “Adad”, 1Cr 1,50 e versões; “Adar”, hebr.