Select Page

Génesis 32

32

31,551Labão levantou-se de madrugada, beijou seus netos e suas filhas e os abençoou. Depois Labão partiu e voltou para sua casa. 12Como Jacó seguisse seu caminho, anjos de Deus o afrontaram. 23Vendo-os, disse Jacó: “E o campo de Deus!” E deu a esse lugar o nome de Maanaim.[i]

Jacó prepara seu reencontro com Esaú[ii] – 34Jacó enviou adiante dele mensageiros a seu irmão Esaú, na terra de Seir, a estepe de Edom. 45Deu-lhes esta ordem: “Assim falareis a Esaú, meu senhor: Eis a mensagem de teu servo Jacó: Habitei junto a Labão e ali fiquei até agora. 56Adquiri bois e jumentos, ovelhas, servos e servas. Quero dar a notícia a meu senhor, para encontrar graça a seus olhos.”

67Os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: “Fomos a teu irmão Esaú. Ele mesmo vem agora ao teu encontro e há quatrocentos homens com ele.”

78Jacó teve grande medo e sentiu-se angustiado. Então dividiu em dois grupos os homens que estavam com ele, as ovelhas e os bois. 89Disse para consigo: “Se Esaú se dirigir para um dos bandos e o atacar, o outro bando poderá se salvar.” 910Disse Jacó: “Deus ele meu pai Abraão e Deus ele meu pai Isaac, Iahweh, que me ordenaste: ‘Retorna à tua terra e à tua pátria e te farei bem,’[1] 1011eu sou indigno ele todos os favores e ele toda a bondade que tiveste para com teu servo. Eu não tinha senão meu cajado para atravessar este Jordão, e agora posso formar dois bandos. 1112Livra-me da mão de meu irmão Esaú, pois tenho medo dele, para que não venha matar-nos, a mãe com os filhos. 1213Foste tu, com efeito, que disseste: ‘Eu te cumularei de favores e tornarei a tua descendência como a areia do mar, que não se pode contar, de tão numerosa.'”[2] 1314E Jacó passou a noite naquele lugar.

De tudo o que tinha, separou um presente para seu irmão Esaú: 1415duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte cordeiros, 1516trinta camelas de leite, com seus filhotes, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentinhos. 1617Ele os confiou a seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: “Ide adiante de mim e deixai espaço entre os rebanhos.” 1718Ao primeiro deu esta ordem: “Quando meu irmão Esaú te encontrar e te disser: ‘De quem és? Para onde vais? A quem pertence o que está adiante de ti?’ 1819responderás: ‘É de teu servo Jacó, é um presente enviado a Esaú, meu senhor, e ele mesmo chegará atrás de nós.’ ” 1920Ele deu a mesma ordem ao segundo e ao terceiro e a todos os que caminhavam atrás dos rebanhos: “Eis,” disse ele, “como falareis a Esaú quando o encontrardes, 2021e direis: ‘Teu servo Jacó, ele mesmo, chegará atrás de nós.’ “Com efeito, dizia ele para si mesmo: “Eu o aplacarei com o presente que me antecede, em seguida me apresentarei a ele, e talvez me conceda graça.” 2122O presente seguiu adiante e ele ficou aquela noite no campo.

 

A luta com Deus[iii] – 2223Naquela mesma noite, ele se levantou, tomou suas duas mulheres, suas duas servas, seus onze filhos e passou o vau do Jaboc.[3] 2324Ele os tomou e os fez passar a torrente e fez passar também tudo o que possuía. 2425E Jacó ficou só.

E alguém[iv] lutou com ele até surgir a aurora. 2526Vendo que não o dominava, tocou-lhe na articulação da coxa, e a coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele. 2627Ele disse: “Deixa-me ir, pois já rompeu o dia.” Mas Jacó respondeu: “Eu não te deixarei se não me abençoares.” 2728Ele lhe perguntou: “Qual é o teu nome?” – “Jacó”, respondeu ele. 2829Ele retomou: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque foste forte[v] contra Deus e contra os homens, e tu prevaleceste.” 2930Jacó fez esta pergunta: “Revela-me teu nome, por favor.” Mas ele respondeu: “Por que perguntas pelo meu nome?” E ali mesmo o abençoou.[4]

3031Jacó deu a este lugar o nome de Fanuel, “porque,” disse ele, “eu vi Deus face a face e a minha vida foi salva.”[vi] 3132Nascendo o sol, ele tinha passado Fanuel e manquejava de uma coxa. 3233Por isso os israelitas, até hoje, não comem o nervo ciático que está na articulação da coxa,[vii] porque ele feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

 

[1] Gn 31,3

[2] Gn 22,16-17+; 28,14

[3] Ex 4,24-26 // Os 12,4-6 // Sb 10,12

[4] Jz 13,17s

[i] Mahaneh, “campo”, explica o nome de Maanaim. Este nome significa propriamente “os dois campos’ a que aludem os vv. 8 e 11.

[ii] Jacó, chegando perto da terra onde se estabeleceu Esaú, toma suas precauções, corno toda caravana que se aproxima de um território hostil. Esta providência é apresentada de duas maneiras, segundo a tradição javista (vv. 4-14a) c segundo a tradição eloísta (vv.14b-22). As duas tradições concordam sobre a atitude humilde de Jacó para com Esaú: retornamos assim 27,4 1-45 e o que 25,27 e 27,40 disseram do caráter dos dois irmãos.

[iii] Nesta narrativa misteriosa, sem dúvida de tradição javista, fala-se de luta física, um corpo a corpo com Deus, na qual Jacó parece primeiramente vencer. Quando reconhece o caráter sobrenatural de seu adversário, Jacó força-o a abençoá-lo. Mas o texto evita o nome de Iahweh e o agressor desconhecido recusa-se a dizer seu nome. O autor utiliza uma velha história para explicar o nome de Fanuel por peni’el, “face de Deus”, e dar uma origem ao nome de Israel. Ao mesmo tempo lhe confere um sentido religioso: o Patriarca se agarra a Deus, força-o a abençoá-lo, criando uma obrigação de Deus para com os que usarão o nome de Israel. Assim a cena tornou-se a imagem do combate espiritual e da eficácia da oração perseverante (S. Jerônimo, Orígenes).

[iv] Lit.: “um homem”.

[v] Sentido que as versões dão ao verbo sara’, empregado somente aqui e em Os 12,5. “Israel”, que significava provavelmente “que Deus se mostre forte”, é explicado por “ele foi forte contra Deus”, etimologia popular. Esta mudança de nome será indicada também em 35,10, onde parece ser mais primitiva. É possível que ela exprima a fusão de dois grupos diferentes, o de “Jacó” e o de “Israel” (cf. 33,20: “El, Deus de Israel”).

[vi] A visão direta de Deus comporta, para o homem, um perigo mortal. Continuar vivo depois dela é sinal de favor especial (cf. Ex 33,20+).

[vii] Antiga prescrição alimentar que não é atestada em nenhum outro lugar da Bíblia.