Select Page

Génesis 25

25

A descendência de Cetura[i] – 1Abraão tomou ainda uma mulher, que se chamava Cetura.[1] 2Ela lhe gerou Zamrã, Jecsã, Madã, Madiã, Jesboc e Sué. – 3Jecsã gerou Sabá e Dadã, e os filhos de Dadã foram os assurim, os latusim e os loomim. – 4Filhos de Madiã, Efa, Ofer, Henoc, Abida, Eldaá. Todos esses são filhos de Cetura.

5Abraão deu todos os seus bens a Isaac. 6Quanto aos filhos de suas concubinas, Abraão lhes deu presentes e os enviou, ainda em vida, para longe de seu filho Isaac, para o leste, para a terra do Oriente.

Morte de Abraão – 7Eis a duração da vida de Abraão: cento e setenta e cinco anos. 8Depois Abraão expirou; morreu numa velhice feliz, idoso e saciado de dias, e foi reunido à sua parentela. 9Isaac e Ismael, seus filhos, enterraram-no na gruta de Macpela, no campo de Efron, filho de Seor, o heteu, que está defronte de Mambré.[2] 10É o campo que Abraão comprara dos filhos de Het; nele foram enterrados Abraão e sua mulher Sara. 11Depois da morte de Abraão, Deus abençoou seu filho Isaac, e Isaac habitou junto ao poço de Laai-Roí.[3]

 

A descendência de Ismael[ii] – 12Eis a descendência de Ismael, o filho de Abraão, que lhe gerou Agar, a serva egípcia de Sara.[4] 13Eis os nomes dos filhos de Ismael, segundo seus nomes e sua linhagem: o primogênito de Ismael, Nabaiot, depois Cedar, Adbeel, Mabsam, 14Masma, Duma, Massa, 15Hadad, Tema, Jetur, Nafis e Cedma. 16Esses são os filhos de Ismael e esses são os seus nomes por aduares e acampamentos: doze chefes de clãs.

17Eis a duração da vida de Ismael: cento e trinta e sete anos. Depois ele expirou; morreu e foi reunido à sua parentela. 18Ele habitou desde Hévila até Sur, que está a leste do Egito, na direção da Assíria. Ele se estabeleceu defronte de todos os seus irmãos.[5]

1. CICLO DE ISAAC E DE JACÓ

Nascimento de Esaú e Jacó[iii] – 19Eis a história de Isaac, filho de Abraão.

Abraão gerou Isaac. 20Isaac tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, filha de Batuel, o arameu de Padã-Aram, e irmã de Labão, o arameu.[6] 21Isaac implorou a Iahweh por sua mulher, porque ela era estéril: Iahweh o ouviu e sua mulher Rebeca ficou grávida. 22Ora, as crianças lutavam dentro dela e ela disse: “Se é assim, para que viver?”[iv]. Foi então consultar a Iahweh,[v] 23e Iahweh lhe disse:

 

“Há duas nações em teu seio,
dois povos saídos de ti se separarão,
um povo dominará um povo,
o mais velho servirá ao mais novo.”[vi][7]

 

24Quando chegou o tempo de dar à luz, eis que ela trazia gêmeos. 25Saiu o primeiro: era ruivo e peludo como um manto de pelos; foi chamado Esaú. 26Em seguida saiu seu irmão, e sua mão segurava o calcanhar de Esaú; foi chamado Jacó[vii]. Isaac tinha sessenta anos quando eles nasceram.[8]

27Os meninos cresceram: Esaú tornou-se hábil caçador, correndo a estepe; Jacó era homem tranquilo, morando sob tendas. 28Isaac preferia Esaú, porque apreciava a caça, mas Rebeca preferia Jacó.

 

Esaú cede seu direito de primogenitura – 29Certa vez, Jacó preparou um cozido e Esaú voltou do campo, esgotado. 30Esaú disse a Jacó: “Deixa-me comer dessa coisa ruiva, pois estou esgotado.” – É por isso que ele foi chamado Edom.[viii] – 31Jacó disse: “Vende-me primeiro teu direito de primogenitura.”[9] 32Esaú respondeu: “Eis que eu vou morrer, de que me servirá o direito de primogenitura? 33Jacó retomou: “Jura-me primeiro.” Ele lhe jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Jacó. 34Então Jacó lhe deu pão e o cozido de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e partiu. Assim desprezou Esaú seu direito de primogenitura.[10]

[1] ||1Cr 1,32-33

[2] Gn 23

[3] Gn 24,62

[4] ||1Cr 1,29-31

[5] Gn 16,12

[6] Gn 24,1+

[7] Gn 4,5+ // Ml 1,2-5 // &Rm 9,12

[8] Os 12,4

[9] Dt 21,17

[10] Hb 12,16

[i] Este parágrafo e os dois seguintes, no essencial, pertencem às tradições sacerdotais, são adições ao ciclo de Abraão. De Cetura descendem povos da Arábia, entre eles os madianitas (Madiã, cf. Ex 2,15), os sabeus ( Sabã, cf. 1Rs 10,1-10) , os dadanitas ( Dadã, cf. Is 21,13).

[ii] Os descendentes de Ismael (17,20) constituem as tribos da Arábia do norte.

[iii] Relato de tradição javista, exceto o quadro genealógico e cronológico, de tradição sacerdotal (vv. 19-20.26b).

[iv] É preciso talvez suprir ” viver” com o sir. (cf. 27,46).

[v] Sobre os modos de consultar a Iahweh, ver Ex 33,7+ e 1 Sm 14,41+.Aqui só se pode tratar de visita a lugar sagrado onde Iahweh se manifesta.

[vi] Cf. nota sobre 4,5. A luta dos filhos no seio materno é presságio da hostilidade entre dois povos irmãos: os edomitas, descendentes de Esaú, e os israelitas, descendentes de Jacó. Os edomitas (Nm 20,23+) foram subjugados por Davi (2Sm 8,13-14) e não se libertaram definitivamente senão sob Jorão de Judá, na metade do século IX (2Rs 8,20-22).

[vii] Etimologias populares: Esaú é ruivo ( ‘admôni) e será também chamado Edom (v. 30; 36,1.8); ele é como um manto de pelo ( se’ar) e habitará na terra de Se’ir (Nm 24.18). Jacó ( Ya’aqob) é chamado assim aqui porque segurava o calcanhar ( ‘aqeb) de seu irmão-gêmeo, mas, segundo 27,36 e Os 12,4, porque enganou, suplantou ( ‘aqab) seu irmão. Na realidade, o nome abreviado de Ya’aqob-El, significa provavelmente: “Que Deus proteja!”

[viii] Porque comeu um prato de cor ruiva ( ‘adom), novo jogo ele palavras.