27 |
O altar dos holocaustos[1] – 1Farás o altar[i] de madeira de acácia; com cinco côvados de comprimento e cinco côvados de largura, o altar será quadrado; a sua altura será de três côvados. 2Dos quatro lados farás levantar chifres,[ii] que formarão uma só peça com o altar; e o cobrirás de bronze. 3Far-lhe-ás também recipientes para recolher a gordura incinerada; e pás, bacias para a aspersão, garfos e braseiros; farás todos esses acessórios de bronze. 4Far-lhe-ás também uma grelha de bronze, em forma de rede, e farás quatro argolas de bronze no quatro cantos da grelha, 5e as porás sob o rebordo do altar, embaixo, de maneira que ela chegue até o meio do altar. 6Farás também varais para o altar, varais de madeira de acácia, e os cobrirás de bronze. 7Os varais se enfiarão nas argolas, de modo que os varai estejam dos dois lados do altar, quando for transportado. 8Oco e de tábuas o farás; como te foi mostrado na montanha, assim o farás.
O átrio[iii] [2] – 9Farás também o átrio da Habitação. Para o lado do Negueb, do lado do sul, o átrio terá cortina de linho fino retorcido; o comprimento delas será de cem côvados (para o primeiro lado). 10As suas vinte colunas e as sua vinte bases serão de bronze; os ganchos das coluna e suas vergas serão de prata. 11Do mesmo modo para o lado norte, as cortinas terão cem côvados de comprimento; as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze. O ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata. 12A largura do átrio, do lado do mar, será de cinquenta côvado de cortinas, com as suas dez colunas e com as suas dez bases. 13A largura do átrio, do seu lado leste, a oriente, será de cinquenta côvados, 14quinze côvados de cortinas para um lado da entrada, com as sua três colunas e as suas três bases, 15e quinze côvados de cortinas para o outro lado da entrada, com as suas três colunas e as suas três bases. 16Na entrada do átrio haverá um véu adamascado de vinte côvados, de púrpura violeta, púrpura escarlate, carmesim e linho fino retorcido; as suas colunas serão quatro e as suas bases, quatro. 17Todas as colunas em torno do átrio estarão unidas com vergas de prata, os seus ganchos serão de prata, e as suas bases de bronze. 18O comprimento do átrio será de cem côvados, sua largura de cinquenta côvados[iv] e a sua altura de cinco côvados. Todas as cortinas serão de linho fino retorcido, e as suas bases, de bronze. 19Todos os acessórios para o serviço geral da Habitação, todas as suas estacas e todas as estacas do átrio serão de bronze.
O azeite para o candelabro[3] – 20Ordenarás aos israelitas que te tragam azeite puro de olivas amassadas, para o candelabro, para que haja uma lâmpada continuamente acesa. 21Aarão e os seus filhos colocarão esta lâmpada na Tenda da Reunião, fora do véu que está diante do Testemunho, para que ela queime desde a tarde até a manhã perante Iahweh. É um decreto perpétuo para as gerações dos israelitas.[4]
[1] Ex 38,1-7 // 1Rs 8,64+ // Ez 43,13-17
[2] Ex 38,9-29 // Ez 40,17-49
[3] Lv 24,2-4
[4] Ex 30,7-8 // 1Sm 3,3
[i] O altar por excelência, o dos holocaustos (1Rs 8,64+).
[ii] Os “chifres” são protuberâncias nos quatro cantos do altar. Esses chifres possuíam santidade particular. O sangue do sacrifício era aí aplicado (29,12), assim como sobre os chifres do altar dos perfumes (30,10). O criminoso podia agarrar-se a eles para se proteger do castigo(1Rs 1,50; 2,28).
[iii] Espaço consagrado, ao redor do santuário. Aqui é fechado por uma cerca de madeira e tecidos. É o equivalente dos átrios do Templo de Jerusalém (1Rs 6,36; Ez 40; Mt 21,12p; At 21,27-30).
[iv] “cinquenta côvados”, sam.; “cinquenta”, hebr. Acrescenta-se “Todas as cortinas”, de acordo com 38,16.