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Êxodo 11

11

Anúncio da morte dos primogênitos[i] [1] – 1Iahweh disse a Moisés: “Farei vir mais uma praga ainda contra Faraó e contra o Egito. Então, ele vos deixará partir daqui. Quando ele vos enviar, estará acabado, e ele até mesmo vos expulsará daqui.[ii] 2Dize, pois, ao povo, que todo homem peça ao seu vizinho, e toda mulher à sua vizinha, objetos de prata e ouro.”[iii] 3E Iahweh fez com que o seu povo encontrasse graça aos olhos dos egípcios. Moisés era também um grande homem na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo.[2]

4Moisés disse: “Assim diz Iahweh: à meia-noite passarei pelo meio do Egito. 5E todo o primogênito morrerá na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que deveria sentar-se em seu trono, até o primogênito da escrava que está à mó, e até mesmo os primogênitos do gado.[iv] 6Haverá então na terra do Egito um grande clamor como nunca houve antes, nem haverá jamais. 7Mas, entre todos os israelitas, desde os homens até os animais, não se ouvirá ganir um cão, para que saibais que Iahweh fez uma distinção entre o Egito e Israel. 8Então, todos estes teus servos descerão a mim, e se inclinarão diante de mim, dizendo: ‘Sai, tu e todo o povo que te segue.’ Depois disso sairei.” E, ardendo em ira, saiu da presença de Faraó.

9Iahweh disse a Moisés: “Faraó não vos ouvirá, para que se multipliquem os meus prodígios na terra do Egito.” 10Moisés e Aarão fizeram todos esses prodígios[v] diante de Faraó. Mas Iahweh endureceu o coração de Faraó, e ele não deixou os israelitas partirem da sua terra.

[1] Ex 13,11+

[2] Ex 3,21 // At 7,22

[i] Os vv. 9-10 provêm da tradição sacerdotal e 8b poderia ser a sequência de 10.24-26 na tradição javista; todo o resto do capítulo seria devido aos redatores.

[ii] Os últimos vv. do cap. 10 concluem a história das nove pragas, que pertencem à tradição do Êxodo-fuga (cf. 7,8+). A história da décima praga, que começa aqui, apresenta o Êxodo como expulsão (cf. 12,31-33 e já 4,21; 6,1). As duas concepções são inconciliáveis se se trata do mesmo grupo, mas uma e outra podem se justificar caso se trate de dois grupos diferentes ou se as tradições anteriores aos textos representavam as coisas de modo diferente … É mais difícil afirmar que a tradição do Êxodo-fuga se referia ao grupo de Moisés e a do Êxodo-expulsão a outro grupo semelhante, e que a dupla tradição se manifesta ainda nos dados sobre o itinerário da saída do Egito (13,17+). É claro que a dupla tradição foi harmonizada em torno do único grupo conduzido por Moisés.

[iii] A espoliação dos egípcios é motivo secundário, que já aparece em 3,21 e reaparecerá em 12,35-36. A sua lembrança aqui exclui que os egípcios tenham sofrido as nove primeiras pragas.

[iv] Os primogênitos do gado foram acrescentados segundo 12,12, porque eles pertencem, como os primogênitos humanos, às primícias reservadas à divindade.

[v] Isto é, as nove primeiras pragas na perspectiva atual do texto. Mas a linguagem indicaria que se tratava inicialmente da conclusão da tradição sacerdotal.