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As primícias[i] – 1Quando entrares na terra que Iahweh teu Deus te dará como herança, e a possuíres e nela habitares, 2tomarás as primícias de todos os frutos que recolheres do solo que Iahweh teu Deus te dará e, colocando-as num cesto, irás ao lugar que Iahweh teu Deus houver escolhido para aí fazer habitar o seu nome. 3Virás ao sacerdote em função naqueles dias e lhe dirás:
“Declaro hoje a Iahweh meu Deus que entrei na terra que Iahweh, sob juramento, prometera aos nossos pais que nos daria!”
4O sacerdote receberá o cesto de tua mão, colocá-lo-á diante do altar de Iahweh teu Deus, 5e, tomando a palavra, tu dirás diante de Iahweh teu Deus:’[ii]
“Meu pai era um arameu errante: ele desceu ao Egito e ali residiu com poucas pessoas; depois tornou-se uma nação grande, forte e numerosa.[1] 6Os egípcios, porém, nos maltrataram e nos humilharam, impondo-nos uma dura escravidão. 7Gritamos então a Iahweh, Deus dos nossos pais, e Iahweh ouviu a nossa voz: viu nossa miséria, nosso sofrimento e nossa opressão. 8E Iahweh nos fez sair do Egito com mão forte e braço estendido, em meio a grande terror, com sinais e prodígios, 9e nos trouxe a este lugar, dando-nos esta terra, uma terra onde mana leite e mel.[2] 10E agora, eis que trago as primícias dos frutos do solo que tu me deste, Iahweh.”
E as depositarás diante de Iahweh teu Deus, e te prostrarás diante de Iahweh teu Deus. 11Alegrar-te-ás, então, por todas as coisas boas que Iahweh teu Deus deu a ti e à tua casa e, juntamente contigo, o levita e o estrangeiro que reside em teu meio .
O dízimo trienal – 12No terceiro ano, o ano dos dízimos, quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades,[3] 13tu dirás diante de Iahweh teu Deus:
“Tirei de minha casa o que estava consagrado e o dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os mandamentos que me ordenaste. Não transgredi nem me esqueci dos teus mandamentos.[4] 14Dele nada comi durante o meu luto, e, estando eu impuro, dele nada tirei, e dele nada ofereci por um morto.[iii] Obedeci à voz de Iahweh meu Deus e agi conforme tudo o que me ordenaste. 15Inclina-te da tua morada santa, do céu, e abençoa o teu povo Israel, como também o solo que nos deste, conforme juraste aos nossos pais, uma terra onde mana leite e mel.”[5]
I. Discurso conclusivo[iv]
Fim do segundo discurso
Israel, povo de Iahweh[v] – 16Hoje Iahweh teu Deus te ordena cumprir esses estatutos e normas. Cuidarás de pô-los em prática com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17Hoje fizeste Iahweh declarar que ele seria teu Deus, e que tu andarias em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos e suas normas, e obedecendo à sua voz. 18E hoje Iahweh te fez declarar que tu serias o seu povo próprio, conforme te falou, e que observarias todos os seus mandamentos; 19que ele te faria superior em honra, fama e glória a todas a nações que ele fez, e tu serias um povo consagrado a Iahweh teu Deus, conforme ele te falou.
[1] Dt 10,22 // Sl 105,12
[2] Dt 4,34
[3] Dt 14,22+ // Ex 12,48+
[4] Dt 24,19
[5] 1Rs 8,4l // Sl 11,4 // Br 2,16
[i] Assim como os primogênitos do homem e dos animais pertencem a Deus (Ex 13,11+), as primícias dos produtos do solo também são consagradas a ele (Ex 22,28; 23,19; 34,26; Lv 2,12.14; 23,10-17; Dt 18,4). Segundo Nm 18,12, elas voltam aos sacerdotes (cf. Ez 44,30). A oferta dos produtos da terra, que no antigo calendário religioso (cf. Ex 23,16.19) está ligada às festas, de origem cananeia, da ceifa e da colheita, aqui está ligada a um acontecimento da história da salvação: a entrada na Terra Prometida (vv. 1.3.9-10). É ainda o tema do dom da Terra, que é central no Dt (cf. 1,5+).
[ii] A confissão de fé dos vv. 5-9 resume a história da salvação, centrada na libertação do Egito. Os mesmos elementos se encontram nas “confissões” de Dt 6,20-23 e, com desenvolvimentos, de Js 24,1-13 e Ne 9,7-25. A insistência no dom da terra onde mana leite e mel (v. 9) combina com esta declaração que está ligada à oferta das primícias. O silêncio sobre os acontecimentos do Sinai não significa que esta confissão remonte a uma tradição que os ignorasse. O texto não é muito antigo e a lembrança da promulgação da Lei não entrava em sua perspectiva.
[iii] O produto do dízimo, consagrado a Iahweh, deve ser subtraído de qualquer profanação: rito de luto (cf. Os 9,4) ou impureza (cf. Ag 2,13). A oferta ao morto pode se referir ainda a ritos de luto, ou ao culto idolátrico de um deus que morre e renasce (Baal-Adônis, cf. 14,1+).
[iv] O segundo discurso de Moisés (cf. 4,44+) continua daqui até 28,68. Ele é interrompido pelo capítulo 27, que é inserção. O capítulo 28 é compósito.
[v] O Código Deuteronômico, que precede, é o documento da Aliança apresentada corno contrato; Iahweh será o Deus de Israel e Israel será seu povo, com a condição de guardar os mandamentos. As bênçãos e maldições do capítulo 28 serão a sanção da observância deste contrato.