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Deuteronómio 18

18

O sacerdócio levítico[i] [1] – 1Os sacerdotes levitas, a tribo inteira de Levi, não terão parte nem hcrança em Israel: eles viverão dos manjares oferecidos[ii] a Iahweh e do seu patrimônio. 2Esta tribo não terá uma herança no meio dos seus irmãos: Iahweh é a sua herança, conforme lhe falou.[2]

3Eis os direitos que os sacerdotes têm sobre o povo, sobre os que oferecem um sacrifício: do gado ou do rebanho serão dado ao sacerdote a espádua, as queixadas e o estômago.[iii] [3] 4Dar-lhe-ás as primícias do teu trigo, do teu vinho novo e do teu óleo, como também as primícias da tosquia do teu rebanho. 5Pois foi ele que Iahweh teu Deus escolheu dentre todas as tuas tribos, ele e seus filhos, para estar diante de Iahweh teu Deus, realizando o serviço divino e dando a bênção em nome de Iahweh, todos os dias.

6Quando vier um levita de alguma das tuas cidades, onde quer que ele more em todo Israel, e com todo o desejo do coração vier para o lugar que Iahweh houver escolhido, 7e oficiar em nome de Iahweh seu Deus, como todos os seus irmãos levitas que permanecem lá na presença de Iahweh; 8ele comerá uma parte igual à deles, além do que ganhar pelas vendas do seu patrimônio.[iv] [4]

 

Os profetas – 9Quando entrares na terra que Iahweh teu Deus te dará, não aprendas a imitar as abominações daquelas nações. 10Que em teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua filha, nem que faça presságio, oráculo, adivinhação ou magia,[5] 11ou que pratique encantamentos, que interrogue espíritos ou adivinhos, ou ainda que invoque os mortos; 12pois quem pratica essas coisas é abominável a Iahweh, e é por causa dessas abominações que Iahweh teu Deus as desalojará em teu favor.

13Tu serás íntegro para com Iahweh teu Deus. 14Eis que as nações que vais conquistar ouvem oráculos e adivinhos. Quanto a ti, isso não te é permitido por Iahweh teu Deus. 15Iahweh teu Deus suscitará um profeta como eu no meio de ti, dentre os teus irmãos, e vós o ouvireis.[6] 16É o que tinhas pedido a Iahweh teu Deus no Horeb, no dia da Assembleia: “Não vou continuar ouvindo a voz de Iahweh meu Deus, nem vendo este grande fogo, para não morrer”,[7] 17e Iahweh me disse: “Eles falaram bem. 18Vou suscitar para eles um profeta como tu,[v] do meio dos seus irmãos. Colocarei as minhas palavras em sua boca e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe ordenar. 19Caso haja alguém que não ouça as minhas palavras, que este profeta pronunciar em meu nome, eu próprio irei acertar contas com ele. 20Todavia, se o profeta tiver a ousadia de falar em meu nome uma palavra que eu não lhe tiver ordenado, ou se ele falar em nome de outros deuses, tal profeta deverá ser morto.”[8]

21Talvez perguntes em teu coração: “Como vamos saber se tal palavra não é uma palavra de Iahweh?”[vi] [9] 22Se o profeta fala em nome de Iahweh, mas a palavra não se cumpre, não se realiza, trata-se então de uma palavra que Iahweh não disse. Tal profeta falou com presunção. Não o temas!

[1] Nm 18

[2] Ez 44,28-29

[3] Lv 6-7 // Nm 18,8-24

[4] 2Rs 23,9+

[5] Lv 18,21+ // Lv 19,31+

[6] Nm 12,6s

[7] Mt 17,5

[8] &At 3,22-23; 7,37 // &Jo 1,21+ // Ex 4,12 // Jo 12,49-50 // Ez 3,19 // Dt 33,9 // Dt 13,16 // Jr 14,14-16

[9] 1Rs 22,28 // Jr 28,9 // Ez 2,5; 33,33

[i] Segundo o Dt, todos os membros da tribo de Levi são habilitados para o sacerdócio – de onde a expressão “sacerdotes levitas” (cf. 21,5; 24,8; 3l,9; cf. já 17,9.18) – , contudo eles podem exercer suas funções sacerdotais somente em Jerusalém (vv. 6-7), onde vivem do altar (vv. 1-5). Sendo na realidade muito numerosos para serem todos empregados no santuário, muitos vivem na província e, juntamente com o estrangeiro, a viúva e o órfão, são recomendados à caridade dos israelitas (Dt 12,18-19 etc.). A distinção entre os sacerdotes e os levitas, seus servidores, não existe ainda, mas já é preparada pela distinção que existe de fato entre os que servem no santuário central e os membros da tribo dispersos pelo país.

[ii] “manjares oferecidos”,em hebr. ‘ishshê; aqui e em 1Sm 2,28 esta palavra designa simplesmente os manjares oferecido à divindade (dos quais os sacerdotes recebem uma parte). No Lv e na tradição sacerdotal é dado a ela um sentido menos material, ligando-a à palavra ‘esh, “fogo” de onde “sacrifício pelo fogo” pode-se então traduzir “manjares queimados” (cf. Lv 1,9+).

[iii] Precisões que permitirão evitar abuso, como o dos filhos de Eli em Silo (1Sm 2,13).

[iv] O fim deste verso é obscuro. Era necessário, talvez, impedir que fossem avaliados os bens pessoais dos levitas para diminuir sua parte no santuário. – Contudo, a disposição que concede os mesmos direitos a todos os levitas nunca foi aplicada de fato (cf. 2Rs 23,9+).

[v] Paralelamente à instituição da realeza (17,14-20), Moisés atribui a instituição do profetismo a Iahweh por ocasião da teofania no Horeb (cf. Ex 20,19-21 e Dt 5,23-28), instituição a que fazem alusão, no NT, são Pedro (At 3,22-26) e santo Estêvão (At 7,37). Fundamentados neste texto, os judeus esperaram um Messias que fosse como novo Moisés (cf. Jo 1,21+ ). O evangelho de são João salientará o paralelismo entre Jesus e Moisés (cf. Jo 1,17+; ver também Mt 17,3s).

[vi] Como distinguir os verdadeiros dos falsos profetas? Para resolver essa questão perturbadora (cf. 1Rs 22; Jr 28) são apresentados dois critérios: fidelidade à doutrina javista (cf. Dt 13) e realização dos acontecimentos anunciados (cf. 18,22).