Select Page

2 Samuel 14

14

1 Joab, filho de Sárvia, percebeu que o coração do rei se inclinava para Absalão. 2 Então Joab mandou alguém a Técua[i] buscar uma mulher sábia, e lhe disse: “Peço-te isto: que finjas estar de luto, vistas roupa de luto, não te perfumes, como se fosses uma mulher que, depois de muitos dias, continua de luto por um morto. 3 Irás à casa do rei e lhe farás este discurso. “E Joab lhe disse as palavras que ela devia dizer.[ii]

4 A mulher de Técua foi, pois, ter com o rei, caiu com o rosto em terra e se prostrou, e disse: “Salva-me, ó rei”[iii][1] 5 O rei lhe perguntou: “Que tens?” Ela respondeu: “Pobre de mim! Eu sou viúva. Meu marido morreu[2] 6 e a tua serva tinha dois filhos. Eles discutiram no campo, não havia ninguém para os separar, e um feriu o outro e o matou. 7 Então toda a família se levantou contra a tua serva e disse: ‘Entrega-nos o fratricida, para que o executemos como preço da vida do seu irmão, que ele matou, para que eliminemos também o herdeiro.’ E assim eles apagarão a brasa que me resta, para não deixar mais ao meu marido nem nome nem sobrevivente na face da terra.”[3] 8 Disse o rei à mulher: “Vai para a tua casa, e eu próprio darei ordens acerca do teu problema.” 9 A mulher de Técua disse ao rei: “Senhor, meu rei! Caia sobre mim e sobre a minha família a falta cometida; o rei e o seu trono estão inocentes.” 10 Respondeu o rei: “Traze-me quem te ameaçou, e ele nunca mais te fará mal.” 11 Disse ela: “Lembra-te, ó rei, de lahweh teu Deus, a fim de que o vingador do sangue não aumente a desgraça e não faça o meu filho perecer!” Então ele disse: “Tão certo como lahweh vive, não cairá no chão nem um só cabelo da cabeça do teu filho!”[4]

12 Então a mulher acrescentou: “Que seja permitido à tua serva dizer ainda uma palavra ao senhor meu rei”, e ele respondeu: “Fala”. 13 Então a mulher disse: “Ao pronunciar tal sentença, o rei se torna culpado; pois, por que decidiu o rei, contra o povo de Deus, não consentir na volta daquele que ele tinha desterrado? 14 Todos morremos e, como as águas que se derramam na terra não se podem mais recolher, assim Deus não reanima um cadáver. Todavia, ele toma decisões para que o desterrado não permaneça desterrado longe dele.[iv][5]

15[v] Agora, se a tua serva veio narrar ao senhor meu rei este caso, foi porque me amedrontaram e tua serva pensou: Falarei com o rei e talvez ele se dignará realizar o pedido da sua serva, 16 pois o rei livrará a sua serva das mãos do homem que procura subtrair a herança de Deus de mim e de meu filho. 17 A tua serva disse: Que a palavra do senhor meu rei nos traga o sossego, porque o meu rei é como o Anjo de Deus[vi] para discernir o bem e o mal.[vii] Que Iahweh teu Deus esteja contigo!”

18 Então, tomando a palavra, o rei disse à mulher: “Peço-te que não ocultes de mim o que vou te perguntar.” Respondeu a mulher: “Fale o senhor meu rei.” 19 Então o rei disse: “Não está a mão de Joab atrás de tudo isso que me vieste contar?” Respondeu a mulher: “Tão certo como vives tu, senhor meu rei, ninguém poderá desviar-me para a direita nem para a esquerda de tudo o que afirmou o senhor meu rei: sim, foi o teu servo Joab que me deu a ordem, e foi ele que pôs na minha boca todas as palavras que a tua serva te disse. 20 Foi para disfarçar a apresentação deste caso que o teu servo Joab assim agiu, mas o meu senhor tem a sabedoria de um Anjo de Deus e sabe tudo o que se passa na terra.”

21 Então o rei disse a Joab: “Está bem, eu faço isso: vai e traze de volta o jovem Absalão.” 22 Joab caiu com o rosto em terra, prostrou-se e bendisse o rei. Depois, Joab disse: “O teu servo sabe hoje que encontrou graça aos teus olhos, senhor meu rei, pois o rei executou a palavra do seu servo.” 23 Joab se pôs a caminho, foi a Gessur e trouxe Absalão de volta a Jerusalém. 24 Contudo, o rei disse: “Que se recolha à sua casa: não será recebido por mim.” Assim Absalão se retirou para a sua casa e não foi recebido pelo rei.

 

Alguns dados sobre Absalão[viii] – 25 Em todo o Israel, não havia ninguém que fosse tão belo como Absalão, ao qual se podiam fazer muitos elogios: da planta dos pés ao alto da cabeça ele era sem defeito. 26 Quando cortava o cabelo – no fim de cada ano ele costumava cortá-lo, quando pesava muito, e por isso o cortava -, ele pesava-o, e o seu peso era de duzentos siclos, pelo peso do rei. 27 Absalão tinha três filhos e uma filha, que se chamava Tamar. Era uma linda mulher.[6]

 

Absalão obtém o perdão – 28 Absalão ficou dois anos em Jerusalém, sem ser recebido pelo rei. 29 Então Absalão mandou convocar Joab para que o enviasse ao rei, mas ele não quis ir; convocou-o segunda vez, e ainda Joab não quis ir. 30 Disse, então, Absalão aos seus servos: “Vedes ali, ao lado do meu, o campo de Joab, no qual há cevada. Ide e ateai fogo nele.” E foram os servos de Absalão e puseram fogo no campo.[7] 31 Joab veio procurar Absalão na sua casa e lhe disse: “Por que puseram fogo no campo que me pertence?”

32 Absalão respondeu a Joab: “Mandei chamar-te para te dizer: Vem cá; quero enviar-te à presença do rei com esta mensagem: ‘Por que, afinal, vim de Gessur? Melhor teria sido se não tives e saído de lá.’ Agora, portanto, quero ser recebido pelo rei; e, se sou culpado, que ele me condene à morte!” 33 Joab se apresentou ao rei e lhe relatou tais palavras. Então ele chamou Absalão. Este foi ao rei e se prostrou, lançando-se com o rosto em terra diante dele. E o rei beijou Absalão.

[1] 12,1s // 1Rs 3,16s

[2] 2Rs 8,3s 2Rs 6,26s

[3] Nm 35,19 +

[4] Nm 35,19 +

[5] Jó 14,7-12 // SI 88,6.11

[6] 18,18

[7] Jz 15,4-5

[i]  Pátria do profeta Amós, 18 km ao sul de Jerusalém.

[ii] Como fizera Natã (12,I s), Joab, simu lando um caso de justiça, levou o rei a pronunciar-se.

[iii] Era uma fórmula de apelo ao rei.

[iv]  Já não se pode fazer nada por Amnon, que está morto; convém, pois, que Absalão volte.

[v]  A mulher, depois de ter aberto os olhos do rei fazendo a aplicação ao caso de Absalão, retoma seu papel. O v. 17 aplica-se igualmente ao caso fictício e ao caso real.

[vi]  Nos textos antigos (Gn 16,7+), o Anjo de Deus é o próprio Deus, na forma visível em que aparece aos homens: Davi tem sabedoria divina, assim como no v. 20.

[vii]  Isto é, absolutamente tudo (cf. 13,22).

[viii]  O vv. 25-27 interrompem a narrativa e vêm de outra fonte.