Select Page

2 Samuel 09

1. A FAMÍLIA DE DAVI E AS INTRIGAS PELA SUCESSÃO[i]

A. MEFIBAAL

9

Bondade de Davi para com o filho de Jônatas – 1 Davi perguntou: “Haverá ainda algum sobrevivente da casa de Saul, para que eu o trate com fidelidade por amor a Jônatas?” 2 Ora, a casa de Saul tinha um servo chamado Siba. Trouxeram-no a Davi, e o rei lhe perguntou: “És Siba?” – “Teu servo”, respondeu ele.[1] 3 Perguntou-lhe o rei: “Não ficou um homem da casa de Saul, para que eu o trate com a fidelidade desejada por Deus?” Siba respondeu ao rei: “Há ainda um filho de Jônatas que é aleijado de ambos os pés.”[2] – 4 “Onde está ele?”, perguntou o rei, e Siba respondeu ao rei: “Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Dabar.”[3] 5 O rei Davi mandou buscá-lo na casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Dabar.

6 Ao chegar perto ele Davi, Mefibaal,[ii] filho de Jônatas, filho de Saul, caiu com o rosto em terra e se prostrou. Davi disse: “Mefibaal!” Ele respondeu: “Sou eu, para te servir.” 7 Davi lhe disse: “Não tenhas medo, porque eu quero tratar-te com fidelidade, por amor a teu pai, Jônatas. Eu te restituirei todas as terras de Saul, teu avô, e comerás sempre à minha mesa”. 8 Mefibaal se prostrou e disse: “Quem é este teu servo, para que voltes o olhar para um cão morto?”

9 Depois o rei chamou Siba, o servo de Saul, e lhe disse: “Tudo o que pertencia a Saul e à sua casa, eu o dou ao filho do teu senhor. 10 Tu trabalharás a terra para ele, tu com os teus filhos e os teus servos, e recolherás os frutos que garantirão à casa[iii] do teu senhor o pão que comerá; quanto a Mefibaal, o filho do teu senhor, tomará sempre as suas refeições à minha mesa.” Ora, Siba tinha quinze filhos e vinte servos. 11 Siba respondeu ao rei: “Teu servo fará tudo o que o rei meu senhor ordenou a seu servo. Mas Mefibaal come à mesa como um dos filhos do rei…”[iv]

12 Mefibaal tinha um filho pequeno chamado Micas. Todos os que moravam com Siba estavam a serviço de Mefibaal.[4] 13 Mas Mefibaal morava em Jerusalém, pois comia sempre à mesa do rei, e era aleijado de ambas as pernas.[5]

[1] 1Sm 18,1-4+; // 20,15s.42 // 2Sm 21,1-14 // 16,1-4;

[2] 19,27-31

[3] 4,4 // 17,27

[4] 1Cr 8,34s // 16,1-4;

[5] 19,25-31; // 21,7

[i] Os caps. 9-20, que continuam em 1Rs 1-2, provêm no essencial de urna narrativa antiga, utilizada quase sem retoques pelos redatores de Samuel. Aí se contava como a sucessão de Davi coubera a Salomão, apesar da sobrevivência de um descendente de Saul, Mefibaal (cap. 9) e da oposição de Seba (cap. 20), através da trágica história da família real: adultério de Davi e nascimento de Salomão (caps. 10-12), assassínio de Amnon (cap. 13), revolta de Absalão (caps. 15-18), intrigas de Adonias (1Rs 1-2).

[ii] Aqui e na continuação “Mefibaal”. corr., “Mefiboset”. hebr. (cf. 4.4+).

[iii]  “à casa”, grego luc.; “ao filho”, hebr.

[iv] A resposta de Siba pode ser compreendida como uma espécie de protesto, a não ser que se siga o grego “portanto, Mefiboset comia à mesa ele Davi”.