1. DAVI, REI DE JUDÁ E DE ISRAEL
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Coroação de Davi como rei de Israel – 1 Então todas as tribos de Israel vieram ter com Davi em Hebron e disseram: “Vê! Nós somos teus ossos e tua carne.[1] 2 Já antes, quando Saul reinava sobre nós, eras tu que saías e entravas com Israel, e lahweh te disse: És tu que apascentarás o meu povo Israel e és tu quem será chefe de Israel.”[2] 3 Todos os anciãos de Israel vieram, pois, até o rei, em Hebron, e o rei Davi concluiu com eles um pacto em Hebron, na presença de lahweh, e eles ungiram Davi como rei em lsrael.
4 Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos.[3] 5 Em Hebron, ele reinou sete anos e seis meses sobre Judá;[i] em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá.
Conquista de Jerusalém[ii] – 6 Davi marchou então com os seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam a terra, e estes disseram a Davi: “Não entrarás aqui, a não ser que afastes os cegos e aleijados”,[iii] como para dizer: Davi não entrará aqui.[4] 7 Davi, porém, tomou a fortaleza de Sião; é a Cidade de Davi. 8 Naquele dia, disse Davi: “Todo aquele que ferir o jebuseu deve alcançar o canal.”[iv][5] Quanto aos aleijados e aos cegos, eles desgostam Davi. É por isso que se diz: “Aleijado e cego não entrarão na Casa.”[v] 9 Davi se instalou na fortaleza e lhe chamou Cidade de Davi. [vi] Depois Davi construiu ao redor, desde Melo até o interior![vii] 10 Davi ia crescendo, e Iahweh, Deus dos Exércitos, estava com ele.[6]
11 Hiram, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, com madeira de cedro, com carpinteiros e pedreiros, que edificaram uma casa para Davi.[7] 12 Então viu Davi que lahweh o confirmara como rei sobre Israel e exaltava a sua realeza por causa de Israel, seu povo.
Filhos de Davi nascidos em Jerusalém – 13 Depois de sua chegada de Hebron, tomou Davi ainda concubinas e mulheres em Jerusalém, e nasceram-lhe filhos e filhas.[8] 14 Estes são os nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobab, Natã, Salomão,[9] 15 Jebaar, Elisua, Nafeg, Jáfia, 16 Elisama, Eliada, Elifalet.
Vitórias sobre os filisteus [viii] – 17 Logo que os filisteus souberam que Davi havia sido ungido rei sobre Israel, subiram à procura dele. Ao saber disso, Davi desceu ao refúgio.[ix][10] 18 Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale dos rafaim.[x] 19 Então Davi consultou Iahweh: “Devo atacar os filisteus?”, perguntou ele. “Entregá-los-ás nas minhas mãos?” Iahweh respondeu a Davi: “Ataca! Certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.”[11] 20 Então Davi se dirigiu a Baal-Farasim, e lá Davi os venceu, e disse: “Iahweh me abriu uma brecha nos meus inimigos como uma brecha causada pelas águas.” É por isso que o nome desse lugar é Baal-Farasim.[xi][12] 21 E abandonaram ali os seus ídolos; Davi e os seus homens os levaram.
22 Os filisteus subiram novamente e se espalharam pelo vale dos rafaim. 23 Davi consultou a Iahweh, que lhe respondeu: “Não os ataques pela frente, mas dá a volta pela sua retaguarda e aproxima-te deles em frente às amoreiras.[13] 24 Quando ouvires um ruído de passos[xii] no cimo das amoreiras, então apressa-te: é Iahweh que avança à tua frente para aniquilar o exército filisteu.”[14] 25 Davi procedeu como Iahweh lhe ordenara, e venceu os filisteus desde Gaba até a entrada de Gazer.[xiii]
[1] ll1Cr 11, 1-3 // Dt 17,15
[2] 1Sm 18,16 // 3,10 +
[3] =2,11 // || 1Cr 3,4
[4] || 1Cr 11,4-9
[5] Lv 21,18
[6] Gn 39,2 // 1Sm 1,3 +
[7] || 1Cr 14,1 -2 // 1Rs 5,15
[8] || 1Cr 14,3-7 // 2Sm 3,2-5
[9] || 1Cr 3,5-8
[10] || 1Cr 14,8-16
[11] 1Sm 2,28 +
[12] 1Sm 4,11
[13] Sl 84,7
[14] 2Rs 7,6 // Gn 3,8
[i] Davi, inicialmente consagrado pelos de Judá (2,4), é agora reconhecido pelos israelitas. mas os dois grupos continuam distintos: Davi é rei “sobre todo o Israel e sobre Judá”. É monarquia dualista, reino unido, agitado pelas lutas internas até à cisão (1 Rs 12).
[ii] Essa conquista situa-se cronologicamente depois das vitórias sobre os filisteus contadas nos vv. 17- 25.
[iii] A posição é tão forte, pensam eles, que bastam alguns aleijados para defendê-la.
[iv] O texto é incerto. O “canal”, se é que é esse o sentido da palavra, seria um poço cavado na colina de Jerusalém para se descer à fonte de Gion (1 Rs 1,33s) sem sair da cidade. Nada é mais incerto, e o v. 8 pode ser traduzido e interpretado de outra forma; 1Cr 11,6 tem texto simples: “Aquele que ferir primeiro os jebuseus será chefe e príncipe. O primeiro que subiu foi Joab”.
[v] Esta frase, que se refere ao Templo, sem ligação com o contexto, falta cm Cr.
[vi] A situação de Jerusalém entre as tribos do Sul e as do Norte explica a escolha de Davi. O nome da cidade é atestado desde o ano 2000. A antiga cidade dos jebuseus (Dt 7, 1 +) ocupava a colina de Ofel ou monte Sião, entre os vales do edron e do Tiropeon (ver o mapa); era dominada ao norte pelo cume onde Davi erguerá um altar (2Sm 24,16s) e Salomão o Templo (1 Rs 6); os palácios de Salomão serão construídos ao sul do santuário (1 Rs 7). A cidade se estenderá sobre a grande colina ocidental só muito mais tarde, e duas vezes sua muralha setentrional precisará ser transferida mais para o norte (2Rs 14,13+). O sistema de águas (v. 8+) foi aperfeiçoado, principalmente por Ezequias (2Rs20.20+). Nabucodonosor destruiu a cidade em 587 (2Rs 25), mas o Templo foi reerguido a partir de 515 (Esd 6.15) e as muralhas em 445 (Ne 2-6). Antíoco Epífanes mandou construir a Acra diante do Templo (1Mc 1,33+), e os asmoneus transformaram essa cidadela em palácio, no lugar do qual Herodes construirá uma residência oficial mais a oeste. Herodes transformou a antiga cidadela do Templo (Ne 7,2) numa vasta fortaleza, a Antônia, e reconstruiu o Templo (Jo 2,20). Enfim a cidade foi destruída em 70 d.C. por Tito (cf. Lc 21,20). Mencionada pela primeira vez na Bíblia com seu sacerdote-rei Melquisedec (Gn 14,18+; SI 76,3), tornando-se sob Davi a capital política e religiosa de Israel, Jerusalém (ou Sião) virá a personificar o povo eleito (Ez 23; Is 62). É a morada de lahweh (SI 76,3+) e de seu Ungido (SI 2 e 110), o encontro futuro das nações (Is 2,1-5; 60). É com uma visão da nova Jerusalém (Is 54,11+) que a Bíblia termina (Ap 21s).
[vii] Sobre o “Melo”, ver 1 Rs 9,15.
[viii] Davi, rei de Judá em Hebron, continuava nominalmente vassalo dos filisteus (1 Sm 27,5-6). Agora eles se inquietam com o seu poder crescente.
[ix] Talvez o de Odolam (1 Sm 22,1-5); Jerusalém ainda não foi conquistada.
[x] Planície a sudoeste de Jerusalém (Js 15,8; 18, 16; cf. Dt 1,28+).
[xi] Péreç significa “brecha” (cf. Gn 38,29).
[xii] Os passos de lahweh que avança.
[xiii] Gazer fica no limite norte do território filisteu: o inimigo foi rechaçado para o seu território.