Select Page

2 Samuel 04

4

Assassínio de Isboset – 1 Assim que o filho de Saul teve notícia de que Abner morrera em Hebron, as suas mãos fraquejaram e todo o Israel se consternou. 2 Ora, o filho de Saul tinha dois chefes de bandos. Um se chamava Baana e o outro Recab. Eram filhos de Remon de Berot e benjaminitas, porque Berot também se considerava de Benjamim.[1] 3 Os homens de Berot tinham-se refugiado em Getaim, onde ficaram até aquele dia como migrantes.[2] 4[i] Estava ali um filho de Jônatas, filho de Saul, o qual era aleijado de ambos os pés. Tinha ele cinco anos quando chegou de Jezrael a notícia da morte de Saul e Jônatas. A sua ama o apanhou e fugiu com ele, mas, na precipitação da fuga, a criança caiu e se feriu. Chamava-se Mefiboset.[ii][3]

5 Os filhos de Remon de Berot, Recab e Baana, estavam a caminho e chegaram à casa de lsbosel na hora mais quente do dia, quando este descansava. 6 Penetraram no interior da casa, carregados de trigo, e o feriram no ventre. Recab e seu irmão Baana escaparam. 7 E entraram na casa onde ele estava deitado no leito em seu quarto, dormindo. Eles o feriram mortalmente e o decapitaram, e depois, carregando a cabeça, andaram a noite toda pela estrada da Arabá.[iii] 8 Levaram a cabeça de Isboset a Davi, em Hebron, e disseram ao rei: “Aqui tens a cabeça de Isboset, filho de Saul, teu inimigo que queria tirar-te a vida. Iahweh trouxe hoje ao senhor meu rei uma vingança contra Saul e sua raça.”

9 Mas Davi, dirigindo-se a Recab e a seu irmão Baana, filhos de Remon de Berot, disse-lhes: “Pela vida de lahweh, que me livrou de toda a angústia! 10 Aquele que me anunciou a morte de Saul acreditava ser portador de uma notícia alvissareira; eu o agarrei e matei em Siceleg, em retribuição pela sua boa nova![4] 11 Por razão ainda mais forte, quando bandidos matam um homem honesto na sua casa, no seu leito, não devo eu pedir-vos contas do seu sangue e fazer-vos desaparecer da face da terra?”[iv] 12 Então Davi ordenou aos seus filhos mais novos que os matassem. Cortaram-lhes as mãos e os pés e os penduraram perto do açude de Hebron. Tomaram, entretanto, a cabeça de lsboset e a sepultaram no túmulo de Abner, em Hebron.[5]

[1] Js 18,25

[2] Ex 12,48+

[3] 1Sm 31

[4] 1,1-16

[5] 1Sm 31, 10 // Dt 21,22-23

[i] Notícia estranha ao contexto. Talvez se tenha querido lembrar aqui que, fora de Jsbaal, só restava esse aleijado para suceder a Saul.

[ii] Como para lsbaal, frequentemente chamado lsboset (2,8, nota), o filho de Jônatas é aqui chamado Mefiboset, nome que suprime a referência ao baal cananeu, mas seu verdadeiro nome é Mefibaal, “da boca do Senhor”. Em 1Cr 8,34; 9,40, a mesma personagem é chamada Meribaal.

[iii] O vale do Jordão (cf. 2,29).

[iv] A indignação de Davi não é fingida. Contudo a morte de lsbaal, depois da de Abner, entregar-lhe-á o trono de Israel (5,1-3).