1. DAVI, CHEFE DE BANDO
22 |
Davi começa a sua vida errante – 1Davi partiu dali e se refugiou na caverna de Odolam.’[i] Os seus irmãos e toda a sua família souberam disso e desceram ali para estar com ele. 2Todos os que se achavam em dificuldades, todos os endividados, todos os descontente se reuniram ao seu redor, e o fizeram seu chefe. Ele reuniu assim cerca de quatrocentos homens.
3Dali, Davi se dirigiu a Masfa de Moab e disse ao rei de Moab: “Permite que meu pai e minha mãe migrem para vós,[ii] até que eu saiba o que Deus fará por mim.” 4Ele os conduziu ao rei de Moab, e ficaram com ele todo o tempo em que Davi esteve no seu refúgio.
5O profeta Gad,[iii] porém, disse a Davi: “Não permaneças no refúgio, parte e entra no território de Judá.” Davi foi e se encaminhou para a floresta de Haret.
Massacre dos sacerdotes de Nob – 6Saul teve notícia de que já se sabia onde estavam Davi e os que o acompanhavam. Saul estava em Gabaá, sentado debaixo da tamargueira no alto da colina, a sua lança na mão, e todos os seus oficiais estavam de pé junto dele. 7Então disse Saul a todos os oficiais que estavam de pé junto dele: “Ouvi, pois, benjaminitas! Dar-vos-á também, o filho de Jessé, a todos vós terras e vinhas, e vos nomeará chefes de mil e chefes de cem, 8para que todos conspireis contra mim? Ninguém me avisou quando meu filho fez aliança com o filho de Jessé. Nenhum dentre vós se inquiete por minha causa e não me revele que meu filho armou contra mim meu servo para me estender armadilhas, como hoje se vê.”[1]
9Então Doeg, o edomita, que estava de pé junto aos oficiais de Saul, tomou a palavra e disse: “Eu vi o filho de Jessé que foi a Nob, à casa de Aquimelec, filho de Aquitob, 10o qual consultou por ele a Iahweh e lhe deu víveres e também a espada de Golias, o filisteu.”[2] 11Então o rei mandou chamar o sacerdote Aquimelec, filho de Aquitob, e toda a sua família, os sacerdotes de Nob, e todos eles compareceram perante o rei.
12Disse Saul: “Ouve, filho de Aquitob!”, e ele respondeu: “Aqui estou, senhor meu!” 13Saul lhe disse: “Por que conspirastes contra mim, o filho de Jessé e tu? Tu lhe deste pão e uma espada, e consultaste a Deus por ele, a fim de que ele se transformasse num inimigo contra mim, estendendo-me armadilhas, como hoje acontece.” 14Aquimelec respondeu ao rei: “Quem, entre todos os teus servos, é tão fiel quanto Davi? Ele é o genro do rei, chefe[iv] da tua guarda pessoal, honrado na tua casa? 15Foi porventura hoje que comecei a consultar a Deus por ele? Ai de mim! Não impute o rei a seu servo e a toda a sua família semelhante acusação. Porque o teu servo nada sabe de tudo isso, nem muito nem pouco.” 16O rei replicou: “Tu morrerás, Aquimelec, tu e toda a tua família.”
17E o rei disse aos da sua guarda pessoal: “Voltai-vos e matai os sacerdotes de lahweh, porque eles também ajudaram Davi, porque souberam que fugiu e não me avisaram.” Mas os oficiais do rei não quiseram levantar a mão contra os sacerdotes de Iahweh e matá-los.[3] 18Então o rei disse a Doeg: “Tu, volta-te e mata os sacerdotes.” Doeg, o edomita, voltou-se e matou-os, ele mesmo, naquele dia; matou oitenta e cinco homens que vestiam efod de linho.[4] 19Quanto a Nob, a cidade dos sacerdotes, Saul a passou ao fio da espada, homens e mulheres, crianças e recém-nascidos, bois, jumentos e ovelhas.
20Somente escapou um filho de Aquimelec, filho de Aquitob. Chamava-se Abiatar, e fugiu para junto de Davi. 21Abiatar anunciou a Davi que Saul havia massacrado os sacerdotes de lahweh, 22e Davi lhe disse: “Eu senti naquele dia que Doeg, o edomita, que estava presente, certamente avisaria Saul! Fui eu que me voltei[v] contra os membros de tua família. 23Fica comigo, não temas. Pois o que procurar a minha morte também procurará a tua. Comigo, estarás bem seguro.”[vi]
[1] 1Sm 8,14
[2] 1Sm 21,2-10
[3] 1Sm 2,31-33
[4] 1Sm 2,18+
[i] As grutas do deserto de Judá sempre serviram de refúgio para os fora-da-lei. Odolam era cidade da Sefelá ou planície.
[ii] Davi subtrai seus pais à vingança de Saul; ele tem laços familiares com Moab, segundo Rt 4,17; cf. Mt 1,5-6.
[iii] Ele continuou a ser o “vidente” de Davi (2Sm 24,11s).
[iv] Com o grego; “afastado” hebr.
[v] Davi retoma o verbo utilizado por Saul nos vv. 17-18, mas com sentido diferente.
[vi] Abiatar continuou a ser o sacerdote de Davi até a morte deste. Foi afastado por Salomão (1Rs 2;2.6-27).