1. Começo do reinado de Saul[i]
13 |
Revolta contra os filisteus – 1Saul tinha … anos quando subiu ao trono, e reinou dois anos sobre Israel.[ii] 2Saul escolheu para si três mil homens de Israel: dois mil estavam com Saul em Macmas e na montanha de Betel, e mil com Jônatas em Gabaá[iii] de Benjamim, e Saul despediu o resto do povo, cada um para sua tenda.[iv]
3Jônatas matou o prefeito dos filisteus que estava em Gaba, e os filisteus ficaram sabendo. Então Saul mandou soar a trombeta por todo o território, dizendo: “Que os hebreus[v] o saibam!”[1] 4Todo o Israel recebeu a notícia: “Saul matou o prefeito dos filisteus, Israel se tornou odioso aos filisteus!”, e logo o povo se ajuntou na retaguarda de Saul, em Guilgal. 5Os filisteus se concentraram para combater Israel: trinta mil carros, seis mil cavaleiros e uma tropa tão numerosa como a areia da praia do mar, e vieram acampar em Macmas, a oriente de Bet-Áven.[vi] [2] 6Logo os homens de Israel se sentiram em aperto, porque estavam muito próximos uns dos outros, e então o povo se escondeu nas cavernas, nos buracos, nos penhascos, nas grutas e nos poços.[3] 7Alguns hebreus passaram o Jordão, para o território de Gad e de Galaad.
Ruptura entre Samuel e Saul[vii] [4] – Saul estava ainda em Guilgal, e o povo veio à sua procura tremendo. 8Sete dias ele esperou o encontro fixado por Samuel,[5] mas Samuel não veio a Guilgal, e o povo, abandonando Saul, debandou. 9Então Saul disse: “Trazei-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão”, e ofereceu o holocausto.
10Ora, acabava ele de oferecer o holocausto, quando Samuel chegou e Saul saiu ao seu encontro para saudá-lo. 11Samuel disse: “Que fizeste?” E Saul respondeu: “Eu vi que o povo me abandonava e debandava, e doutra parte que tu não chegavas para o encontro fixado e que os filisteus estavam concentrados em Macmas. 12E refleti: Agora os filisteus vão cair sobre mim em Guilgal, e eu não terei ainda aplacado a face de Iahweh. Assim, forçado, ofereci o holocausto”.[6] 13Samuel disse a Saul: “Agiste como insensato! Tu não guardaste o mandamento que Iahweh teu Deus te prescrevera. Se lhe tivesses obedecido, Iahweh teria firmado o teu reino para sempre sobre Israel,[viii] 14mas agora, o teu reino não subsistirá: Iahweh já achou um homem conforme ao seu coração, e o instituiu para chefe do seu povo,[ix] porque tu não observaste o que lahweh te havia ordenado”. 15Samuel levantou-se e subiu de Guilgal, para seguir o seu caminho. O que restava do povo subiu atrás de Saul ao encontro dos guerreiros e foi de Guilgal a Gaba de Benjamim. Saul passou em revista o povo que se achava com ele: havia cerca de seiscentos homens.[x]
Preparativos para o combate[xi] – 16Saul, seu filho Jônatas e o povo que estava com eles permaneceram em Gaba de Benjamim; os filisteus estavam acampados em Macmas.[xii] 17O comando de ataque saiu do campo filisteu em três grupos: um tomou a direção de Efra, na terra de Suai, 18outro grupo tomou a direção de Bet-Horon e o terceiro se dirigiu para a elevação que domina o vale da Hienas, no caminho do deserto.[xiii]
19Não havja mais ferreiro em parte alguma da terra de Israel, porque os filisteus haviam dito: “Importa impedir que os hebreus fabriquem espadas ou lanças.” 20Por isso, todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha, o seu machado. a sua enxó e a sua foice. 21O custo era de dois terços de siclo pelas relhas e machados, e de um terço de siclo para amolar as enxós e endireitar os aguilhões.[xiv] 22Também aconteceu que, no dia da batalha, no povo que estava com Saul e Jônatas, ninguém tinha nas mãos nem espada nem lança. Somente as tinham Saul e seu filho Jônatas.
23Uma tropa de filisteus partiu para o passo de Macmas.
[1] 1Sm 14,1-15; 10,5
[2] Js 7,2+
[3] 1Sm 14,11
[4] 1Sm 15
[5] 1Sm 10,8
[6] ↗At 13,22
[i] Os caps. 13-14 apresentam de maneira rápida o reinado de Saul, com introdução (13,1) e conclusão (14,47-52). Mas só contam o assassínio do prefeito filisteu, a reação dos filisteus e a batalha de Macmas, que dura apenas um dia. O cap. 13 é compósito. Os vv. 16-18 e 23 pertencem à narrativa antiga, que continua no cap. 14. Os vv. 7b-15 são composição mais recente. Não se fará nenhuma alusão, depois, a essa primeira rejeição de Saul, que parece ser antecipação do cap. 15, em que essa rejeição torna-se o tema principal. Depois do cap. 15 o rei Saul continua presente nas narrativas agrupadas nos caps. 16-31, mas seu herói principal é Davi.
[ii] A idade de Saul na sua elevação não é conhecida, ou desapareceu acidentalmente do texto. A duração de seu reinado foi, talvez, reduzida a dois anos por uma consideração teológica, passando a ser esta duração a de um mau rei (cf. lsbaal, 2Sm 2,10).
[iii] O hebr. alterna os nomes de Gabaá e de Gaba, mas a transmissão exata desses nomes é dificuldade dos caps. 13-14. – Jônatas é o filho mais velho de Saul; quando se faz menção dele, já é guerreiro, apto a bem sucedidos golpes de mão.
[iv] Restos de tradição independente.
[v] O termo “hebreus” parece designar população mais vasta do que apenas os israelitas, população que hesita em se colocar do lado de Saul, ora fugindo do país (13,7), ora colocando-se do lado dos filisteus (14,21). São frequentemente estrangeiros que chamam os israelitas de hebreus (14,11; cf. 4,6.9).
[vi] Interpretado como “casa de vaidade” e que veio a ser um apelido de Betel (cf. Am 5,5). Mas aqui e em outras passagens esse nome deve designar cidade diferente, não localizada.
[vii] É o drama do reinado de Saul: escolhido por lahweh, ele salvou o seu povo (caps. 11 e 14); todavia é rejeitado por lahweh (caps. 13 e 15). Desde a preferência dada a Jacó em detrimento de Esaú (Gn 25,23; cf. Rm 9,13) e a eleição de Israel (Dt 7,6; Am 3,2), até a vocação dos apóstolos, de São Paulo e ele cada cristão, toda a História Sagrada proclama a gratuidade das escolhas divinas. Mas proclama também que a manutenção da graça depende da fidelidade do eleito: Saul foi infiel à sua vocação.
[viii] Não conseguimos ver bem qual foi a falta de Saul: ele esperou sete dias, segundo a ordem dada. Ele mesmo ofereceu um sacrifício, mas isso não chocava a concepção antiga (cf. 14,32-35). A razão da rejeição será dada mais claramente no cap. 15.
[ix] Trata-se de Davi.
[x] Seguimos o grego; o hebr. saltou do primeiro ao segundo “Guilgal”.
[xi] No v. 16 começa a antiga narrativa da batalha de Macmas. Os vv. 19-22 são um parêntese.
[xii] Separados pelo profundo Wadi Suweinit, que Jônatas atravessou (14,4s).
[xiii] Esses três grupos vão devastar todo o país ocupado pela tribo de Benjamim.
[xiv] A abundância de termos técnicos para designar instrumentos torna a tradução incerta.