5 |
Aborrecimentos dos filisteus com a Arca[i] – 1Assim que os filisteus se apossaram da Arca de Deus, levaram-na de Ebenezer a Azoto.[ii] 2Os filisteus tomaram a Arca de Deus e a introduziram no templo de Dagon e a depositaram ao lado de Dagon.[iii] 3Quando os azotitas se levantaram na manhã do dia seguinte, eis que Dagon estava caído para a frente, por terra, diante da Arca de Iahweh. Tomaram Dagon e o puseram novamente no seu lugar.[1] 4Mas quando se levantaram muito cedo na manhã seguinte, eis que Dagon estava caído para a frente, por terra, diante da Arca de Iahweh; a cabeça de Dagon e as duas mãos, cortadas, jaziam à entrada. Somente Dagon permanecia no seu lugar. 5Por isso os sacerdotes de Dagon e todos os que entram no seu templo não pisam no limiar de Dagon em Azoto até o dia de hoje.[iv]
6A mão de Iahweh pesou sobre os azotitas e os afligiu com tumores, em Azoto e seu território.[v] [2] 7Quando os habitantes de Azoto viram o que lhes acontecia, disseram: “Não fique conosco a Arca do Deus de Israel, porque a sua mão se endureceu contra nós e contra o nosso deus Dagon”. 8Mandaram então procurar e reunir junto deles todos os príncipes dos filisteus, e disseram: “Que devemos fazer com a Arca do Deus de lsrael?” Os príncipes disseram: “A Arca do Deus de Israel seja levada[vi] a Gat”, e levaram a Arca do Deus de Israel.[3] 9Mas logo que a levaram, a mão de Iahweh caiu sobre a cidade e houve um grande pânico: os homens da cidade foram afligidos, do maior até o menor, e lhes saíram tumores. 10Enviaram então a Arca de Deus a Acaron, e assim que a Arca de Deus ali chegou, os acaronitas gritaram, dizendo: “Trouxeram a Arca do Deus de Israel para me fazer perecer, a mim e a meu povo!” 11Então mandaram procurar e reunir todos os príncipes dos filisteus, e disseram: “Devolvei a Arca do Deus de Israel: que retorne ao seu lugar e não mais me destrua a mim e ao meu povo.” De fato, um grande medo da morte se sentia em toda a cidade, tanto pesara a mão de Deus ali. 12Aqueles que não morriam eram afligidos com tumores, e o grito de aflição da cidade subia até o céu.
[1] Jz 16,23+ // Is 45,5s.20s
[2] Sl 78,66
[3] Js 13,2+
[i] Os filisteus e seu deus Dagon (cf. Jz 16,23+), que vão sofrer os efeitos temíveis da santidade da Arca, onde Iahweh está presente (1Sm 6,7+).
[ii] Uma das cinco cidades filisteias: do mesmo modo Gat (v.8) e Acaron (v. 10; cf. 6,17 e Js 13,2+, e ver o mapa).
[iii] Como troféu do deus vencido.
[iv] Na realidade, era bastante difundido na antiguidade o costume de saltar por cima da soleira. Considerada habitação dos espíritos. Mas aqui a explicação é muito irônica.
[v] Os “tumores” podem ser compreendidos seja como hemorróidas, seja como abcessos provocados pela disenteria. cf. Dt 28,27. A narrativa é bem irônica em relação aos filisteus.
[vi] O verbo sugere a ideia de procissão.