Select Page

1 Samuel 03

3

Deus chama Samuel[i] – 1O jovem Samuel servia, pois, a Iahweh na presença de Eli; a palavra de Iahweh era rara naqueles dias, e não havia visão que se manifestasse. 2Ora, um dia, Eli já estava deitado em seu lugar – seus olhos começaram a enfraquecer e não podia mais ver -, 3a lâmpada de Deus não se tinha ainda apagado e Samuel estava deitado no santuário de Iahweh, no lugar onde se encontrava a Arca de Deus.[ii] [1] 4Iahweh chamou: “Samuel! Samuel!” Ele respondeu: “Eis-me aqui!”,[2] 5e correu para onde estava Eli, e disse: “Eis-me aqui, porque me chamaste”. – “Não te chamei”, disse Eli; “volta a deitar-te”. Ele foi deitar-se, 6Iahweh chamou novamente: “Samuel! Samuel!” Ele se levantou e foi ter com Eli, dizendo: “Tu me chamaste: aqui estou”. – “Eu não te chamei, filho meu”, disse Eli; “vai deitar-te”. 7Samuel não conhecia ainda Iahweh, e a palavra de Iahweh não lhe tinha sido ainda revelada. 8Iahweh voltou a chamar Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, aproximou-se de Eli e disse: “Aqui estou, porque me chamaste”. Então Eli compreendeu que era Iahweh que chamava o menino 9e disse a Samuel: “Vai deitar-te e, se te chamar de novo, dirás: ‘Fala, Iahweh, pois o teu servo ouve'”, e Samuel foi se deitar no seu lugar.

10Veio Iahweh e ficou ali presente. Chamou, como das outras vezes: “Samuel! Samuel!”, e Samuel respondeu: “Fala, pois, teu servo ouve”. 11Iahweh disse a Samuel: “Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir ambos os ouvidos de todos os que a ouvirem. 12Naquele dia, farei cumprir-se contra Eli tudo o que disse acerca da sua casa, do começo até o fim.[iii] [3] 13Eu lhe anunciei que julgaria sua casa para sempre, porque ele sabia que os seus filhos ofendiam a Deus[iv] e não os repreendeu. 14É por isso – eu o juro à casa de Eli – que nem sacrifício nem oferenda jamais expiarão a iniquidade da casa de Eli.”

15Samuel repousou até de manhã, e então abriu as portas da casa de Iahweh. Samuel te ia contar a visão a Eli, 16mas Eli o chamou e disse: “Samuel, meu filho!” E ele respondeu: “Eis-me aqui!” 17Ele perguntou: “Qual foi a palavra que ele te disse? Não me ocultes nada! Que Deus te faça tal coisa e lhe some mais outro tanto, se me esconderes uma só palavra de tudo o que ele te disse”.[4] 18Então Samuel lhe contou tudo, sem lhe ocultar coisa alguma. Eli disse: “Ele é Iahweh. Faça ele o que lhe parecer bom!”[5]

19Samuel cresceu. Iahweh eslava com ele, e nenhuma das palavras[v]que lhe dissera deixou cair em terra. 20Todo o Israel soube, desde Dã até Bersabeia, que Samuel estava confirmado como profeta de Iahweh. 21Iahweh continuou a manifestar-se em Silo, porque em Silo ele se revelava a Samuel pela palavra de Iahweh.

[1] Ex 27,20s // Lv 24,3

[2] Ex 25,22+

[3] 1Sm 2,27-36

[4] Rt 1,17+

[5] Jó 1,21

[i] Primeira revelação que consagra Samuel como profeta (v. 20). Não é sonho: a voz desperta Samuel. E visão apenas em sentido amplo, pois Samuel não vê Iahweh, apenas o ouve.

[ii] É acima da Arca que Iahweh se torna presente e comunica suas ordens (cf. Ex 25,22; Is 6).

[iii] Provavelmente acrescentado depois da inserção de 2,27-36.

[iv] Em vez do termo “Deus” (‘elohîm), o hebr. leu “a eles” (lahem), correção proposital para evitar que Deus seja complemento do verbo “ofender”.

[v] Fórmula que traduz o fiel cumprimento da palavra de Deus (cf. 2Rs 10,10).