Select Page

Josué 19

19

A tribo de Simeão[i] [1] – 1A segunda sorte saiu para Simeão, para a tribo dos filhos de Simeão, segundo seus clãs: a sua herança foi no meio da herança dos filhos de Judá. 2Receberam como herança Bersabeia, Saba,[ii] Molada, 3Haser-Sual, Bela, Asem, 4Eltolad, Betul , Horma, 5Siceleg, Bet-Marcabot, Haser-Susa, 6Bet-Lebaot e Saroen: treze cidades e suas aldeias;[iii] 7Ain, Remon,[iv] Atar, Asã: quatro cidades e suas aldeias, 8com todas as aldeias situadas ao redor dessas cidades até Baalat-Beer e Ramá do Negueb. Essa foi a herança da tribo dos filhos de Simeão segundo seus clãs. 9A herança dos filhos de Simeão foi tomada da sorte dos filhos de Judá, porque a parte dos filhos de Judá era muito grande para eles; os filhos de Simeão receberam, portanto, sua herança no meio da herança dos filhos de Judá.

 

A tribo de Zabulon[2] – 10A terceira sorte coube aos filhos de Zabulon, segundo seus clãs: o território de sua herança se estendia até Sarid; 11sua fronteira subia ao ocidente em direção a Merala, tocava Debaset e chegava à torrente que está diante de Jecnaam. 12A fronteira voltava de Sarid em direção ao oriente, onde nasce o sol, até à fronteira de Ceselet-Tabor, avançava em direção a Daberet e subia a Jáfia. 13Dali passava em direção ao oriente, no levante, em direção a Gat-Héfer e Etacasim, chegava a Remon e voltava em direção a Noa.[v] 14A fronteira norte se voltava em direção de Hanaton, e seu ponto terminal era no vale de Jectael; 15com Catet, Naalol, Semeron, Jerala e Belém:[vi] doze cidades com suas aldeias. 16Essa foi a herança dos filhos de Zabulon, segundo seus clãs: essas cidades com suas aldeias.

 

A tribo de Issacar[3] – 17A quarta sorte saiu para Issacar, para os filhos de Issacar, segundo seus clãs. 18O seu território estendia-se em direção de Jezrael e compreendia Casalot, Suném, 19Hafaraim, Seon, Anaarat, 20Rabit Cesion, Abes, 21Ramet, En-Ganim, En-Hadae Bet-Fases. 22A fronteira tocava o Tabor, Seesima e Bet-Sames, e o ponto terminal da fronteira era o Jordão: dezesseis cidades com suas aldeias. 23Essa foi a herança dos filhos de Issacar, segundo seus clãs: as cidades e suas aldeias.

 

A tribo de Aser[4] – 24A quinta sorte saiu para a tribo dos filhos de Aser, segundo seus clãs. 25O seu território compreendia: Halcat, Cali, Betcn, Acsaf, 26Elmelec, Amaad e Messa!; tocava o Carmelo a oeste e Sior-Labanat. 27Do lado do nascer do sol, ia até Bet-Dagon, tocava Zabulon, o vale de Jeftael ao norte, Bet-Emec e Neiel, chegando a Cabul à esquerda, 28com Abdon,[vii] Roob, Hamon e Caná até Sidônia-a-Grande. Depois a fronteira ia em direção a Ramá e até à cidade da fortaleza de Tiro; 29a fronteira ia em seguida a Hosa e seu ponto terminal era, no mar, Maaleb e Aczib,[viii] 30com Aco,[ix] Afec e Roob: vinte e duas cidades com suas aldeias. 31Essa foi a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo seus clãs: essas cidades e suas aldeias.

 

A tribo de Neftali – 32Para os filhos de Neftali saiu a sexta sorte, para os filhos de Neftali segundo seus clãs.[5] 33A sua fronteira ia de Helef e do Carvalho de Saananim, com Adami-Neceb e Jebnael, até Lecum, e o seu ponto terminal era o Jordão. 34Ao ocidente a fronteira passava em Aznot-Tabor, chegava a Hucoca e tocava Zabulon ao sul, Aser a oeste e Judá do Jordão a leste.[x] 35As cidades fortificadas eram: Assedim, Ser, Emat, Recat, Quinéret, 36Edema, Rama, Hasor, 37Cedes, Edrai, En-Hasor, 38Jeron, Magdalel, Horém, Bet-Anat, e Bet-Sames: dezenove cidades e suas aldeias. 39Essa foi a herança dos filhos de Neftali segundo seus clãs: as cidades e suas aldeias.

 

A tribo de Dã[xi] [6] – 40A sétima sorte saiu para a tribo dos filhos de Dã, segundo seus clãs. 41O território de sua herança compreendia: Saraá, Estaol, Ir-Sarnes, 42Salebim, Aialon ltla, 43Elon, Tamna, Acaron, 44Eltece, Gebeton, Baalat, 45Jeud, Benê-Barac e Gat-Remon; 46e, em direção à águas do Jarcon, Racon com o território que está diante de Jope.[7] 47Perdeu-se, contudo, o território dos filhos de Dã, e assim os filhos de Dã subiram para combater Lesem, que capturaram e passaram ao fio da espada. Tomando posse dela, aí se estabeleceram e deram a Lesem o nome de Dã, do nome de seu antepassado Dã.

48Essa foi a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo seus clãs: essas cidades e suas aldeias.

49Havendo terminado a repartição da terra segundo as suas fronteiras, os israelitas deram a Josué, filho de Nun, uma herança no meio deles; 50segundo a ordem de Iahweh, deram-lhe a cidade que ele pedira, Tamnat-Saraá, na montanha de Efraim; ele reconstruiu a cidade e nela se estabeleceu.[xii] [8]

51Essas são as partes da herança que o sacerdote Eleazar, Josué, filho de Nun, e os chefes de família repartiram por sorte entre as tribos de Israel em Silo, na presença de Iahweh, à entrada da Tenda da Reunião. Assim concluiu-se a partilha da terra.

[1] Gn 49,5-7 // 1Cr 4,28-33

[2] Jz 1,30 // Gn 49,13 // Dt 33,18-19

[3] Gn 49,14-15 // Dt 33,18-19

[4] Jz 1,31-32 // Gn 49,20 // Dt 33,24-25

[5] Jz 1,33 // Gn 49,21 // Dt 33,23

[6] Gn 49,16-17 // Dt 33,22

[7] Jz 1,34-35 // Jz 18

[8] Js 24,30 // Jz 2,9

[i] A tribo de Simeão, outrora poderosa (Gn 34,25s; 49,5) , não é mais mencionada nas bênçãos de Dt 33. Foi absorvida pela tribo de Judá, o que explica o fato de não se descrever o seu território. Além disso, a lista das cidades simeonitas (aqui e em 1Cr 4,28-32) é pararela à segunda parte da lista das cidades de Judá no Negueb (Js l 5,26b-32). Segundo 1Cr 4,31, essa integração se fez sob o reinado de Davi.

[ii] Talvez seja necessário ler aqui Sama, com o grego (cf. 15,26).

[iii] O total das cidades é, na realidade 14 e não 13.

[iv] Propôs-se ler En-Remon, aqui (segundo uma parte do grego) e em 15,32; 1Cr 4,32 (cf. Ne 11,29). Mas aqui e no texto de lCr essa correção contradiz o total das cidades.

[v] “a Remon e voltava”; rimmônah weta’ar, conj.; rimmôn hammeto’ar, hebr. ininteligível.

[vi] Evidentemente distinta de Belém de Judá, esta cidade se achava na baixa Galileia. – “Jerala”, mss, versões; “Jedala”, hebr.

[vii] “Abdon”, mss (cf. 21,30; lCr 6,59); “Ebron”, hebr.

[viii] “Maaleb”, segundo um texto assírio e o nome moderno; “Meebel”, hebr. – “e Aczib”, grego; “em direção a Aczib” (ou “Acziba”), hebr.

[ix] “Aco”, segundo Jz 1,31 ; “Umá”, hebr.

[x] “E em Judá o Jordão”, hebr. O texto é interpretado como nome de lugar, pois, do ponto de vista geográfico, o território de Judá nada tem a ver aqui.

[xi] As cidades atribuídas à tribo de Dã situam-se a oeste do território de Benjamim, entre Efraim e Judá, e em grande parte em território cananeu. Na realidade, os danitas não puderam se instalar nesse território; foram expulsos dele pela pressão dos amorreus, segundo Jz l,34-35, e em seguida pelos filisteus (cf. Jz 13-16). A migração deles para o norte, referida aqui (v. 47), é narrada em Jz 18.

[xii] A divisão do território entre as tribos se completa com nota redacional sobre a parte pessoal de Josué, nota que se inspira na notícia sobre o seu túmulo (Js 24,30 = Jz 2,9).