34 |
Fronteiras de Canaã[i] [1] – 1Iahweh falou a Moisés e disse: 2″Dá ordens aos israelitas e dize-lhe: Quando entrardes na terra (de Canaã), esta será a terra que vos caberá em herança: a terra de Canaã segundo as suas fronteiras.
3 A região meridional do vosso domínio se estenderá a partir do deserto de Sin, que faz limite com Edom. A vossa fronteira meridional começará do lado do oriente, desde a extremidade do mar Salgado.[2] 4Depois se voltará ao sul, em direção à subida dos Escorpiões, passará por Sin e chegará ao sul, a Cade-Barne. Em seguida irá em direção a Hasar-Adar e passará por Asemona. 5De A emona a fronteira se voltará em direção à Torrente do Egito e terminará no Mar.
6Tereis por fronteira marítima o Grande Mar; este limite vos servirá de fronteira ao ocidente.
7Esta será a vossa fronteira setentrional: traçareis uma linha desde o Grande Mar até a montanha de Hor,[ii] 8e da montanha de Hor traçareis uma linha até à Entrada de Emat, e a fronteira terminará em Sedada. 9Prosseguirá em direção a Zefrona e terminará em Hasar-Enon. Esta será a vossa fronteira setentrional.
10Em seguida traçareis vossa fronteira oriental de Hasar-Enon a Sefama. 11 A fronteira descerá de Sefama em direção a Harbel, ao oriente de Ain. Descendo ainda, tocará a margem oriental do mar de Quinéret.[iii] 12A fronteira seguirá então o Jordão e irá terminar no mar Salgado.
Esta será a vossa terra, com as fronteiras que fazem o seu contorno.”
13Moisés deu, então, esta ordem aos israelitas:
“Esta é a terra que repartireis como herança, para vós, por meio de sorte, e que Iahweh ordenou que se desse às nove tribos e à meia tribo. 14Porque a tribo do filhos de Rúben, com as suas famílias, e a tribo dos filhos de Gad, com as suas famílias, já receberam a sua herança; a meia tribo de Manassés já recebeu também a sua herança. 15Estas duas tribos e a meia tribo já receberam a sua herança além do Jordão de Jericó, ao oriente, no levante.”
Os príncipes indicados para a partilha – 16Iahweh falou a Moisés e disse:
17″Estes são os nomes dos homens que repartirão a terra por herança entre vós: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Nun, 18e para cada tribo tomareis um príncipe para repartir a terra por herança. 19Estes são os nomes desses príncipes:[iv]
Para a tribo de Judá, Caleb, filho de Jefoné;
20para a tribo dos filhos de Simeão, Samuel, filho de Amiud;
21para a tribo de Benjamim, Elidad, filho de Caselon;
22para a tribo dos filhos de Dã, o príncipe Boci, filho de Jogli;
23para os filhos de José, para a tribo dos filhos de Manassés, o príncipe Haniel, filho de Efod;
24para a tribo dos filhos de Efraim, o príncipe Camuel, filho de Seftã;
25para a tribo dos filhos de Zabulon, o príncipe Elisafã, filho de Farnac;
26para a tribo dos filhos de Issacar, o príncipe Faltiel, filho de Ozã;
27para a tribo dos filhos de Aser, o príncipe Aiud, filho de Salomi;
28para a tribo dos filhos de Neftali, o príncipe Fedael, filho de Amiud.”
29São esses aos quais Iahweh ordenou que atribuíssem aos israelitas a sua parte de herança na terra de anaã.
[1] Jz 20,1+ // Js 14-19 // Ez 47,13-21
[2] Ez 47,15-20
[i] Este texto é, com Ez 47,13-21, a mais minuciosa descrição das fronteiras de Canaã. Elas coincidem com as da província egípcia de Canaã do fim do séc. XIII a.C., e é desse uso administrativo que os israelitas tomaram o nome e o conceito. Canaã não se estende a leste do Jordão (vv. 13-15). O território aqui descrito é a Terra Prometida (cf. v. 1), definida em outros lugares com outros termos (cf. Ex 23,31 +; Dt 1,7; Jz 20,1+ etc.). Depois do estabelecimento dos reinos arameus, Canaã não se estendeu mais a leste da Fenícia (Sidônia), mas continuou ainda ao sul desta, até Gaza (Gn 10,19); depois o nome restringiu-se apenas à Fenícia: Tiro e Sidônia são as “fortalezas de Canaã” (Is 23,l-14) e “sidônio” é o sinônimo de “cananeu” (Dt 3,9; Jz 18,7 etc, e cf. Mt 15,22 comparado com Mc 7,26).
[ii] Lugar não identificado. A montanha de Hor deve ser aqui o maciço setentrional do Líbano; é lugar diferente do da morte de Aarão (33,38).
[iii] O lago de Genesaré. O “mar Salgado” é o mar Morto.
[iv] Todas as personagens desta lista são novas, com exceção de Josué e Caleb, pois toda a geração das listas precedentes teve de morrer fora de Canaã (cf. 14,23; 26,64-65). O redator ligou à autoridade de Moisés a divisão que se deu somente após a conquista (Js caps.14-19).