Select Page

Números 30

30

1Moisés falou aos israelitas·, de acordo com tudo o que Iahweh lhe ordenara.

 

Leis sobre os votos[1] – 2Falou então Moisés aos chefes de tribo dos israelitas. Disse: “Eis aqui o que Iahweh ordenou.

3Se um homem fizer um voto a Iahweh ou se obrigar por juramento a uma promessa formal, não violará a sua palavra: tudo aquilo que sair da sua boca, executará.

4Se uma mulher fizer um voto a Iahweh ou se obrigar a uma promessa formal, ainda que jovem e morando na casa de seu pai, 5e se este, conhecendo o seu voto ou a promessa que fez, nada lhe disser, o seu voto, qualquer que seja, será válido. 6Porém, se o seu pai, no dia em que tomou conhecimento, fez oposição à promessa, nenhum dos votos e das promessas que ela fez serão válidos. Iahweh não a tratará com rigor, porque o seu pai fez oposição.

7Se está comprometida por votos ou por uma promessa que saiu irrefletidamente da sua boca e se casa, 8e se o seu marido, ao tomar conhecimento, nada lhe disser no dia em que é informado, os seus votos serão válidos e as promessas que fez serão válidas.[2] 9Contudo, se no dia em que tomar conhecimento, o seu marido lhe fizer oposição, é nulo o voto que ela fez ou a promessa que a obriga, saída irrefletidamente de sua boca. Iahweh não a tratará com rigor.

10O voto de uma mulher viúva ou repudiada e todas as promessas que fizer serão válidos para ela.

11Se foi na casa de seu marido que fez um voto ou se obrigou a uma promessa por juramento, 12e se o seu marido, sabendo do fato, nada lhe disser e não lhe fizer oposição, o seu voto, qualquer que seja, será válido e a promessa que fez, qualquer que seja, será válida. 13Porém, se o seu marido, sabendo dos votos, os anula no dia em que é informado a respeito deles, nada é válido de tudo quanto saiu da sua boca, votos ou promessas. Visto que o seu marido os tornou nulos, Iahweh não a tratará com rigor.

14Todo voto e todo juramento que obriga a mulher[i] pode ser confirmado ou anulado pelo seu marido. 15Contudo, se o seu marido nada lhe diz até o dia seguinte, torna válido o seu voto, qualquer seja, ou a sua promessa, qualquer seja. Ele os torna válidos, no dia em que é informado e nada lhe diz a respeito deles. 16Mas se ele, informado, os anular mais tarde, levará o peso da falta que era da responsabilidade da sua mulher.”

17Esses são os estatutos que Iahweh prescreveu a Moisés, naquilo que se refere à relação entre um homem e sua mulher e um pai e sua filha que, ainda jovem, mora na casa de seu pai.

[1] Lv 27,1 // Dt 23,22-24 // Ecl 5,3-4 // Sl 50,14; 56,13; 76,12 // Jz 11,30-40

[2] Lv 5,4

[i] Lit.: “que a leva a oprimir a sua alma”, e que comumente significa jejuar. Mas a totalidade dos comentadores admitem que é necessário aqui ampliar o sentido.