Select Page

Números 18

18

1Então Iahweh disse a Aarão: “Tu, teus filhos e a casa de teu pai[i] contigo levareis o peso das faltas cometidas com relação ao santuário. Tu e teus filhos contigo levareis o peso das faltas do vosso sacerdócio.[1] 2Faze igualmente juntarem-se a ti os irmãos do ramo de Levi, a tribo de teu pai. Sejam eles teus auxiliares e te sirvam, a ti e aos teus filhos, perante a Tenda do Testemunho. 3Farão o teu serviço e o de toda a Tenda. Não devem se aproximar dos objetos sagrados, nem do altar, para que tanto eles como vós não venhais a morrer. 4Serão teus auxiliares e responderão pelos encargos da Tenda da Reunião, por todo o serviço da Tenda, e nenhum profano se aproximará de vós.[2] 5Respondereis pelos encargos do santuário e pelos serviços do altar, para que não haja mai ira contra os israelitas. 6Eis que escolhi vossos irmãos, os levitas, dentre os israelitas, para fazer deles uma doação para vós. A título de ‘doados’, pertencem a Iahweh, para fazerem o serviço da Tenda da Reunião.[3] 7Tu e os teus filhos assumireis as funções sacerdotais em tudo o que se refere ao altar e em tudo o que está atrás do véu.[ii] Vós realizareis o serviço do culto, cujo ofício concedo ao vosso sacerdócio. Contudo, o profano que se aproximar morrerá.”[4]

 

A parte dos sacerdotes[5] – 8Iahweh disse a Aarão: “Eis que te dei o encargo daquilo que é separado para mim. Tudo aquilo que os israelitas consagrarem eu te dou, como a parte que te é atribuída, bem como a teus filhos, e isto como um estatuto perpétuo. 9Eis o que te pertencerá das coisas santíssimas, das oferendas apresentadas: todas as oferendas que me restituírem[iii] os israelitas, a título de oblação, de sacrifício pelo pecado e de sacrifício de reparação; são coisas santíssimas, que te pertencerão, bem como a teus filhos. 10Vós vos alimentareis de coisas santíssimas. Toda pessoa do sexo masculino poderá comer delas. Tu as considerarás sagradas.

11Isto também te pertencerá: aquilo que é reservado das oferendas dos israelitas, de tudo aquilo que é erguido em gesto de apresentação; dou-o a ti, a teus filhos e a tuas filhas, como estatuto perpétuo. Todo o que estiver puro, na tua casa, poderá dele comer.[6] 12Todo o melhor do azeite, todo o melhor do vinho novo e do trigo, estas primícias que oferecem a Iahweh, dou-as a ti.[7] 13Todos os primeiros produtos do seu país, que trazem a Iahweh, te pertencerão; todo aquele que estiver puro, na tua casa, poderá comer dele. 14Tudo aquilo que estiver atingido por anátema, em Israel, será para ti. 15Todo primogênito que e traz a Iahweh te pertencerá, tudo aquilo que procede de um ser de carne, homem ou animal; tu, porém, farás resgatar o primogênito do homem e, igualmente, farás resgatar o primogênito de um animal impuro.[8] 16Tu o resgatarás com um mês de idade, dando-lhe o valor de cinco siclos de prata, segundo o siclo do santuário, que é de vinte geras. 17Os primogênitos da vaca, da ovelha e da cabra não serão resgatados. São santos: derramarás o seu sangue sobre o altar, e queimarás a sua gordura como oferenda queimada de perfume agradável a Iahweh, 18e a sua carne te pertencerá, assim como o peito que será apresentado e a coxa direita. 19Todas as oferenda que os israelitas trazem a Iahweh, das coisas santas, dou-as a ti, bem como a teus filhos e a tuas filhas, como um estatuto perpétuo. É uma aliança eterna de sal diante de Iahweh, para ti e para a tua descendência contigo.”[9]

 

A parte dos levitas[iv] – 20Iahweh disse a Aarão: “Não terás herança alguma na terra deles e nenhuma parte haverá para ti no meio deles. Eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos israelitas.

21Eis que aos filhos de Levi dou por herança todos os dízimos arrecadados em Israel, em compensação pelos seus serviços, isto é, o serviço que fazem na Tenda da Reunião.[10] 22Os israelitas não se aproximarão jamais da Tenda da Reunião: carregariam um pecado e morreriam.[11] 23Levi fará o serviço da Tenda da Reunião e os levitas levarão o peso das suas faltas. É estatuto perpétuo para as vossas gerações: os levitas não possuirão herança alguma no meio dos israelitas, 24visto que são os dízimos que os israelitas separam para Iahwch, que eu dou por herança aos levitas. Eis por que lhes disse que não possuirão herança alguma no meio dos israelitas.”

 

Os dízimos[v] [12] – 25Iahweh falou a Moisés e disse: 26″Falarás aos levitas e lhes dirás:

Quando tiverdes dos israelitas os dízimos que vos dou como herança da parte deles, separareis a parte de Iahweh, o dízimo dos dízimos. 27Essa parte tomará o lugar daquilo que é separado, a ser tomado de vós, como se fosse o trigo tomado da eira e o vinho novo tomado do lagar. 28Assim, pois, vós também retirareis a parte de Iahweh de todos os dízimos que receberdes dos israelitas: dareis aquilo que houverdes separado para Iahweh ao sacerdote Aarão. 29De todas as oferendas que receberdes retirareis a parte de Iahweh; do melhor de todas as coisas retirareis a parte sagrada.

30Tu lhes[vi] dirás: Quando houverdes separado o melhor, todas essas dádivas serão para os levitas, como se fossem produto da eira e produto do lagar. 31Podereis comê-las em qualquer lugar, vós e a vossa família: é o vosso salário pelo vosso serviço na Tenda da Reunião. 32Não sereis culpados de pecado algum por isso, desde que separeis o melhor; não profanareis as coisas consagradas pelos israelitas, para que não morrais.”

[1] &Hb 7,25-28

[2] Nm 3,10

[3] Esd 2,43+

[4] Ex 26,33 // Nm 1,51+

[5] Lv 6-7 // Ez 44,15-30

[6] Ex 29,24+

[7] Dt 26,1+

[8] Ex 13,11+

[9] Lv 2,13+

[10] Dt 14,22+

[11] Ex 19,12

[12] Dt 14,22+

[i] Isto é, Levi. Este parágrafo associa os levitas (cf. 3,5-10), mas somente na condição de servidores, ao ministério expiatório dos aaronitas diante do povo (cf. Lv 16,16).

[ii] O altar, no qual são oferecidos os sacrifícios, e o Santo dos Santos, no qual o sumo sacerdote entra sozinho. Os sacerdotes do Antigo Testamento são primeiramente ministros do altar, como os da Nova Aliança.

[iii] As oferendas são tomadas de dons de Deus (cf. 1Cr 29,14) ou reparam uma falta que se lhe fez (Lv 5,15s).

[iv] Esta legislação sacerdotal é etapa intermediária entre Dt 14,28-29; 26,12, em que os levitas apenas participam do dízimo trienal, e Nm 35,1-8, que lhe atribui uma dotação em bens de raiz.

[v] Como os leigos vivem dos produtos do solo, os levitas vivem do dízimo, uma vez separado o “tributo de Iahweh”, dado aos sacerdotes.

[vi] Isto é, aos levitas, aos quais se dirige diretamente o v. 31.