8 |
As lâmpadas do candelabro[1] – 1Iahweh falou a Moisés e disse: 2″Fala a Aarão; tu lhe dirás: ‘Quando colocares as lâmpadas, será de modo tal que as sete lâmpadas iluminem a parte dianteira do candelabro.”[i]
3Assim fez Aarão. Colocou as lâmpadas na parte dianteira do candelabro, conforme Iahweh havia ordenado a Moisés. 4O candelabro era trabalho de ouro batido; tanto o pedestal como as hastes eram também de ouro batido. De acordo com o que Iahweh havia mostrado a Moisés, assim foi feito o candelabro.
Os Levitas são oferecidos a Iahweh[2] – 5Iahweh falou a Moisés e disse: 6″Toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os. 7A fim de os purificar, procederás da seguinte maneira: farás sobre eles uma aspersão de água lustral ,[ii] raparão eles todo o seu corpo e lavarão as suas vestes e estarão, então, puros. 8Em seguida tomarão um novilho, juntamente com a oblação de flor de farinha amassada com azeite, e tu tomarás um segundo novilho para o sacrifício pelo pecado.
9Farás os levitas se aproximarem diante da Tenda da Reunião e reunirás toda a comunidade dos israelitas. 10Quando, pois, tiveres feito os levitas se aproximarem diante de Iahweh, os israelitas imporão as mãos sobre eles. 11Em seguida Aarão, fazendo o gesto de apresentação diante de Iahweh, oferecerá os levitas da parte dos israelitas. Serão assim pertencentes ao serviço de Iahweh.[3]
12Os levitas, em seguida, porão a mão sobre a cabeça dos novilhos; com um dos animais tu farás um sacrifício pelo pecado, e com o outro, um holocausto a Iahweh, a fim de realizar com os levitas o rito de expiação.[iii] 13Havendo colocado os levitas diante de Aarão e seus filhos, tu os oferecerás a Iahweh com o gesto de apresentação. 14Assim, pois, separarás os levitas do meio dos israelitas, a fim de que me pertençam.[4] 15Os levitas começarão, pois, a fazer o serviço da Tenda da Reunião.
Tu os purificarás e os oferecerás com o gesto de apresentação, 16porque me foram dados, como ‘doados’, entre os israelitas. Eles substituem aqueles que abrem o seio materno, todos os primogênitos; dentre os israelitas, eu os atribuí a mim.[5] 17Na verdade, a mim pertencem todos os primogênitos dos israelitas, homem ou animal: eu os consagrei a mim desde o dia em que feri todos os primogênitos na terra do Egito, 18e, em lugar de todos os primogênitos dos israelitas, tomei os levitas. 19Dou os levitas a Aarão e a seus filhos, do meio dos israelitas, como ‘doados ‘; farão para os israelitas o serviço do culto na Tenda da Reunião e farão por eles o rito de expiação, de modo que nenhum dos israelitas seja ferido por se haver aproximado do santuário.”
20Moisés, Aarão e toda a comunidade dos israelitas fizeram com os levitas segundo tudo o que Iahweh havia ordenado a Moisés; assim fizeram os israelitas com respeito aos levitas. 21Os levitas se purificaram, lavaram as suas vestes e Aarão os ofereceu com o gesto de apresentação diante de Iahweh. Em seguida realizou com eles o rito de expiação para purificá-los. 22Os levitas foram então admitido para fazer o seu serviço na Tenda da Reunião, na presença de Aarão e dos seus filhos. Conforme o que Iahweh havia ordenado a Moisés a respeito dos levitas, assim se fez com eles.
O tempo de serviço dos levitas – 23Iahweh falou a Moisés e disse:
24″Eis o que compete aos levitas. A partir da idade de vinte e cinco anos, o levita deverá prestar serviço, ocupando-se de uma função na Tenda da Reunião.[6]
25A partir de cinquenta anos não estará mais obrigado ao serviço; não terá mais função alguma. 26Contudo, poderá ajudar os seus irmãos a garantir a ordem na Tenda da Reunião, mas não se ocupará de nenhum serviço. Assim, pois, farás aquilo que se refere ao ministério dos levitas.”
[1] Ex 25,31-40 // Lv 24,2-4
[2] Lv 8 // Nm 19,1-10 // Lv 14,8·9 // Ez 36,25
[3] Nm 3,6-8
[4] Lv 1,4 // Ex 29,24+
[5] Nm 3,12-13 // Ex 13,11+
[6] Nm 4,3
[i] A Vulg. tem aqui: “ordena pois que as lâmpadas estejam voltadas para o norte, em frente da mesa dos pães da oblação; é em direção a esta parte voltada para o candelabro que deverão iluminar”.
[ii] Lit. “água de pecado” (cf. 19,1+).
[iii] Os levitas, comparados a uma oferenda (v. 10; cf. Lv 1,4), devem ser purificados de toda mancha do mundo profano. Nota-se aqui, depois da substituição dos primogênitos de Israel pelos levitas (cf. 3,12-13), segunda substituição: a dos levitas pelos animais sacrificados.